Visão de futuro

0
27

Bruno Aragão *      João Costa **

 

Bandeira do Município a meia haste. Um minuto de silêncio. Uma largada de balões brancos.
Em homenagem às vítimas da pandemia e de agradecimento às pessoas que lutam na linha da frente.
Há muitas vítimas desta pandemia. As pessoas que faleceram e que nos merecem esse minuto de silêncio e de respeito. Familiares e amigos que deixaram de seguir connosco neste caminho de sentido único que é a vida. Mas são também vítimas as pessoas que ficam e que sentem essas partidas. E as pessoas que ficam desempregadas. E as pessoas que veem os negócios ruir. E os estudantes que sentem o tempo perder-se. E os idosos que sentem, em forçado confinamento, o tempo voar. E os jovens que se fazem à vida com um desafio ainda maior. Todos nos merecem essa largada de balões brancos e a esperança que eles representam. A esperança da recuperação e da reconstrução.
Há muitas linhas da frente. A de todos os profissionais de saúde: dos que lidam diretamente com a Covid e dos que continuam a dar resposta ao que não é Covid. A dos professores, que há quase um ano se reinventam todos os dias, procurando, sem mostrar o desânimo que muitas vezes devem sentir, não deixar ninguém para trás. A das forças de segurança e dos bombeiros, absolutamente insubstituíveis. A dos profissionais que recolhem o lixo, sem nenhuma interrupção. A dos funcionários públicos que asseguram serviços essenciais, tantas vezes aguentando a pressão legítima dos cidadãos. A dos profissionais que continuam atrás dos balcões do peixe, da carne, da caixa de pagamento ou da reposição de stocks. A dos trabalhadores que continuam nas fábricas a aguentar o impacto económico sobre o país e sobre o concelho. A dos empresários que se agarram a tudo para aguentar esses trabalhadores.
Para todos eles, vítimas ou pessoas da linha da frente, o mais que podemos fazer é continuar a construir um concelho melhor. Sobre isso, haverá tempo em muitos artigos e discussões. Hoje é dia de homenagem e de nos sentirmos ainda mais solidários.

* Presidente da
CPC do PS

** Presidente da Juventude Socialista