Villa Jasmim: um lar de “amor

Residência privada para seniores abriu portas recentemente

0
43

Na rua do Merouço, na freguesia de S. Roque, nasceu uma nova residência sénior denominada Villa Jasmim, que dispõe igualmente de cuidados de saúde para os utentes. Entre as valências, esta casa privada disponibiliza serviços como os cuidados de higiene no domicílio, o Centro de Dia Terapêutico, o descanso do cuidador e o grupo de convívio. Atualmente, a lotação da residência sénior está ocupada mas a mentora do projeto, Sílvia Soares, explicou à Azeméis TV que esperam aumentar a sua capacidade para receber mais utentes.

Marta Cabral

A Villa Jasmim nasceu em S. Roque pela vontade de Sílvia Soares e da sua equipa de cuidadores, com a premissa de oferecer algo “diferente” aos seniores para que a sua qualidade de vida seja melhor. A proprietária mencionou a importância da confiança neste género de serviços e garantiu que, na Villa Jasmim, essa confiança não será quebrada. “Queremos que as pessoas possam estar aqui de forma livre. Podem levantar-se à hora que quiserem e depois tomar o pequeno-almoço; queremos que as pessoas se sintam como se estivessem na sua própria casa, sem horários rígidos”, explicou Sílvia Soares à Azeméis TV. “Ninguém trabalha sozinho e, por isso, temos uma grande equipa que dará resposta às necessidades dos seniores”, adiantou.
Desde cuidadores a auxiliares de geriatria, Sílvia Soares também destacou uma das valências respeitantes ao descanso do cuidador. Dada a sua larga experiência dedicada à população sénior, a mentora considerou que, muitas vezes, os familiares das pessoas mais velhas sentem-se cansados depois de muito tempo a cuidar, durante 24 horas por dia, dos seus entes queridos. “Temos algumas vagas na residência no sentido em que estamos disponíveis para receber o familiar durante uma noite ou um fim de semana. No máximo, até seis meses”, declarou Sílvia Soares. “Cuidaremos dele como todos os outros: com amor e carinho”, assegurou.

Informações úteis
E-mail: villajasmim.geral@gmail.com
Morada: Rua do Merouço, número 85, 3720-747 – São Roque
Telemóvel: 916 674 115
Residência Sénior: O custo é de 1.250 euros por mês.
Centro de Dia Terapêutico: De segunda-feira a sábado, das 08h00 às 19h00, o custo é de 600 euros por mês. Estão incluídas terapias, refeições do dia, cuidados de enfermagem e a administração da medicação do utente.

“As pessoas têm um ambiente acolhedor e familiar”
De forma a fugir às regras dos lares convencionais, a chefe de serviço na Villa Jasmim, Célia Gonçalves, contou que a equipa tenta, sempre, que a vontade do utente prevaleça. “As pessoas têm um ambiente acolhedor e familiar e um dos nossos objetivos é que não hajam horas de levantar e dormir para que os utentes sintam que estão em casa e no seu próprio ambiente”, reforçou a responsável na residência sénior. “Promovemos o envelhecimento ativo e saudável, porque só assim o nosso trabalho faz sentido”, sublinhou, enumerando também algumas das atividades do dia a dia, em que os seniores podem contar com fisioterapia, terapia ocupacional e com um animador sociocultural. Para a terapeuta ocupacional Diana Fonseca, preservar a autonomia e a independência dos seniores é fulcral. “Com ocupações, não me refiro a ocupar simplesmente o tempo das pessoas. Ocupações é tudo o que eles fazem desde que se levantam até que se deitam”, contextualizou a profissional. “Em determinado ponto da idade, é natural que algumas ações se comecem a perder e, por isso, queremos que as suas faculdades físicas e mentais se prolonguem o máximo de tempo possível”, concluiu.