Tributo de Cesar ao Dr. António Praça Vasconcelos

0
26

Carlos Costa Gomes *

Foi aprovado por unanimidade, em Assembleia de Freguesia de Cesar, distinguir e homenagear o Dr. António Praça de Vasconcelos, com atribuição da Medalha de Ouro da Vila de Cesar.
Escrever neste espaço sobre o Dr. António Praça de Vasconcelos é tarefa de elevada complexidade. O motivo deste texto não é o de descrever uma nota biográfica, mas sim apreciar o homem e o médico que, quase há 60 anos, Cesar e os cesarenses conhecem.
António Vasconcelos esteve e está ao serviço de centenas e milhares de pessoas – inumeríssimas consultas gratuitas – é conhecedor das mais variadas biografias familiares, conhecedor de todos os lugares da freguesia de Cesar e das freguesias circunvizinhas; conhece bem a sua terra e as doenças que muita da população local padece. Estamos, por isso, diante de um homem que nos acrescenta, diante de um procurador da verdade e de um homem competente, quer cientificamente, quer humanamente.
O Dr. António Praça de Vasconcelos é, em si mesmo, um médico que atingiu uma sabedoria prática e intuiu na sua atividade de médico o personalismo médico humanizado. Isto é, a pessoa é anterior a qualquer doença, por isso, está em primeiro lugar, face à circunstancialidade de estar doente. Na verdade, como muito bem refere o médico cesarense, há casos que antes de tratar da doença é necessário tratar da pessoa.
Numa palavra, o médico cesarense, com certeza, reconhecido pelo seu carácter humanista, revela qualidades superiores no trato e no relacionamento com os outros. Volvidos sessenta anos de atividade médica, o Dr. António Praça de Vasconcelos cultivou em si uma coerência entre o discurso e a ação.
Na verdade, o Dr. António Praça de Vasconcelos desperta, no nosso entender, qualidades ímpares. A mensagem da sua palavra, do seu trabalho, da sua dedicação, do seu empenho; a serenidade fresca da sua inteligência continua viva para afinar a nossa sensibilidade na medida em que a sua linguagem é a linguagem do coração e da humildade dos simples. Saibamos desfrutar da sua mensagem, que não sendo uma obra literária, é uma mensagem e uma obra escrita pela própria vida.

* Presidente da Casa do Povo de Cesar