SportAz acaba de nascer e já planeia um grande evento

Para o dia 24 de setembro

0
13

is recentes associações de Oliveira de Azeméis. Foi criada por um grupo de amigos para ser o parceiro administrativo da equipa de BTT Isolamais, integrando, assim, atletas dessa equipa, mas pretende ser muito mais do que isso, dinamizando o desporto no concelho sem nunca perder de vista o lazer, a diversão e o convívio.
A associação quer marcar pela diferença e já está a planear um grande evento, agendado para o dia 24 de setembro, no Parque de La Salette. Paulo Bastos e Luís Rodrigues, membros da associação, estiveram nos estúdios da Azeméis FM/TV, onde adiantaram alguns pormenores. Será uma prova de resistência de BTT, com a duração de seis horas, iniciando-se às 18h00 e terminando à meia-noite. “Será uma resistência de seis horas porque, atualmente, os praticantes de BTT gostam de elevar os seus limites. Se fosse uma prova de três horas teríamos 300 atletas, mas o nosso objetivo é sermos diferentes”, explicou Paulo Bastos, recordando que a última prova do género em Oliveira de Azeméis decorreu em 2007, também no Parque de La Salette.
O percurso já está delineado e será de 12 quilómetros, sendo que a prova poderá ser feita individualmente ou em duplas (neste caso, cada um dos elementos participará durante três horas) e as inscrições serão limitadas a 150 participantes.
A organização promete, para além da vertente desportiva, tasquinhas para apoio alimentar e lembranças para os participantes. Paulo Bastos salienta que o evento terá, também, um âmbito solidário. Metade do valor da inscrição reverterá a favor de uma instituição do concelho e ajudarão a família de Salvador, um menino de cinco anos, de Ul, diagnosticado com autismo.

Diana Cohen

“A SportAz quer ser uma mais valia na dinamização do desporto”
Promover a imagem dos patrocinadores e parceiros é um dos objetivos da SportAz, mas a associação pretende ir muito mais longe. “Apesar da parceria com a BTT Isolamais, a SportAz é independente dessa equipa. Tem a sua própria dinâmica e outros propósitos, como dinamizar o desporto em Oliveira de Azeméis, tentar levá-lo não para a competição pura, mas mais para o lazer, sem dar tanta importância aos números, relógios, metas ou pódios. O nosso lema é ‘o importante é a viagem’ e não o destino”, destacaram Paulo Bastos e Luís Rodrigues.
Para além da grande prova de resistência, têm como objetivo realizar workshops sobre o desporto em Oliveira de Azeméis e a sua envolvência com a população, com o intuito de aproximá-lo das camadas mais jovens ou dos idosos; e, ainda, organizar exposições ligadas às modalidades praticadas dentro da associação – BTT, trail, ciclismo de estrada e, em breve, o duatlo e o triatlo, seja de estrada ou BTT. “A SportAz quer ser uma mais valia na dinamização do desporto em Oliveira de Azeméis”, assumem.
A pandemia provocada pela Covid-19 atrasou o processo de registo da associação, criada informalmente em fevereiro e que conta, para já, com 16 elementos.