Rotary Clube distribui 150 cabazes de Natal

0
9

Há 20 anos que o Rotary Clube de Oliveira de Azeméis distribui cabazes de Natal pelas famílias carenciadas e assinaladas por cada junta de freguesia do concelho. Este ano, em tempo de pandemia, será a 21.ª edição da iniciativa solidária, na qual a associação entregará 150 cabazes de Natal no próximo sábado.

“Confesso que, de início, pensámos como iríamos fazer mediante as circunstâncias pandémicas”, explicou a presidente do Rotary Clube, Cristina Pinho, em entrevista à Azeméis FM/TV. “Sabíamos de antemão que não ia ser fácil porque são 150 cabazes e dependemos de donativos de empresas”, enfatizou. Cada cabaz é composto por 21 bens alimentares, incluindo o bacalhau, o bolo-rei e o azeite. Perante as adversidades enfrentadas pela população, o Rotary Clube não conseguiu ficar indiferente à situação e manteve os habituais 150 cabazes de Natal para 2020. “Acabou por nos motivar e decidimos não baixar os braços. Este ano não é fácil para ninguém e é ainda mais importantes ajudar as famílias carenciadas”, afirmou Cristina Pinho, agradecendo os contributos de todas as empresas e particulares que tornaram possível esta angariação.
Desde o dia 25 de julho deste ano que as atividades do Rotary Clube de Oliveira de Azeméis foram pontuais devido à pandemia. Houve a transmissão de tarefas, com a mudança de presidente e do conselho diretor, a visita do governador no dia 14 de outubro, uma Caminhada Solidária pela Poliomielite nesse mesmo mês e em novembro a associação já não se reuniu presencialmente, mas sim através da plataforma Zoom. “É difícil porque o Rotary significa companheirismo, mas tivemos de nos adaptar a esta nova realidade”, declarou Cristina Pinho.
Outro dos pontos altos foi o facto de o Rotary Clube ter recebido uma menção do Rotary Internacional para o ano 2019 e 2020 “pelo trabalho desenvolvido e pelo esforço demonstrado”. “É uma mais valia e um orgulho muito grande para o Rotary Clube de Oliveira de Azeméis. Há clubes do distrito que se destacam pelo seu trabalho, empenho e atividades e daí esta menção. É motivo para uma grande satisfação para o clube”, declarou a responsável.

A presidente do Rotary Clube de Oliveira de Azeméis, Cristina Pinho, falou sobre a iniciativa solidária de Natal