PSD visita instituições oliveirenses

0
10

Os deputados do PSD participaram numa iniciativa que decorreu no âmbito das celebrações do Dia da Criança. Cinco instituições do distrito de Aveiro receberam a visita dos parlamentares sociais democratas, duas delas localizadas em Oliveira de Azeméis.

António Topa, Helga Correia, Carla Madureira e André Neves participaram nestas visitas temáticas cujo objetivo passou por anotar as dificuldades vividas por cada instituição, para depois ser reunido um conjunto de iniciativas no Parlamento com vista à resolução dos problemas do setor.
A Comissão de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CPCJ) e o Centro de Apoio Familiar Pinto de Carvalho foram as instituições escolhidas para esta visita.
Ao Correio de Azeméis, Helga Correia revelou ter escolhido estas instituições porque “desempenham um papel fundamental no apoio às crianças e jovens do concelho de Oliveira de Azeméis”.
A CPCJ tem cerca de 150 casos ativos e funciona em instalações cedidas pela autarquia. Helga Correia considera que esta não cumpre os requisitos exigidos legalmente. “Para além da falta de técnicos, as instalações pecam por não terem as condições físicas necessárias para um acompanhamento dos utentes”, considerou. A deputada ressalvou, no entanto, que a equipa está a desempenhar um bom trabalho no concelho mediante os recursos que possui e acredita que “ o município está atento e corrigirá as lacunas de acordo com o necessário para que a CPCJ desempenhe a sua atividade da melhor forma”.
O Centro de Apoio Familiar Pinto de Carvalho presta apoio a 500 utentes e tem vindo a apostar na autonomização das respostas sociais que dá em termos de acolhimento. Dinamizou duas alas que permitem aos utentes acolhidos um estilo de vida mais próximo ao que teriam num ambiente familiar.
Helga Correia considera “fundamental desbloquear o licenciamento por parte da Segurança Social, de forma a prosseguirem o excelente trabalho desenvolvido na instituição com o projeto de autonomização da Ala BPI Solidária”.