Projetos da ADRITEM estão “a ir a bom porto”

0
17

A Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITEM), fundada pelos municípios de Oliveira de Azeméis e de Santa Maria da Feira, teve o “privilégio” de nascer em Cesar. Desde 2008 que a ADRITEM está instalada no Centro Cívico onde, de imediato, pode dar resposta aos cesarenses com a sua proximidade, uma vez que a associação tem como objetivo o desenvolvimento da região a partir da vila.

Ao longo dos anos, a ADRITEM tem apoiado vários projetos da Junta de Freguesia de Cesar, como é o caso mais recente da autarquia local que diz respeito à Casa da Gastronomia das Terras do Nordeste de Azeméis. “A Junta de Freguesia está sempre muito atenta às necessidades da vila. A recuperação desta antiga padaria será o ícone da gastronomia da região, assim como de toda a riqueza gastronómica de Cesar”, exemplificou a diretora executiva da ADRITEM, Teresa Pouzada, em declarações à Azeméis TV. “Quando inauguramos este género de projetos, damos a conhecer que estamos juntos da comunidade”, considerou.
A pandemia da Covid-19 veio fazer com que a associação repensasse nos projetos, o que acabou por ser “um desafio”. “O mundo está em mudança e aquilo que tínhamos pensado e dado como adquirido já não é assim”, explicou Teresa Pouzada. “Em Oliveira de Azeméis, temos tido um grande trabalho junto com o município e a Junta e os projetos estão a ir a bom porto. Esperemos que 2021 seja de grande execução”, desejou, confiante. Sendo uma instituição que acredita que o princípio está na comunidade e nos parceiros locais, a diretora executiva comentou que têm a “sorte” de trabalharem e estarem sediados numa Junta de Freguesia que colabora com a ADRITEM desde o início. “A Junta tem uma boa visão daquilo que são as necessidades do território e daquilo que podem ser as suas respostas. São uma equipa bastante empenhada e diferenciam-se por uma estratégia que vem refletida para aquilo que são as necessidades da terra”, reforçou.