Pró-Outeiro recriou Mercado à Moda Antiga

TRAJES TRADICIONAIS, GASTRONOMIA E MÚSICA NÃO FALTARAM NAS INSTALAÇÕES DA INSTITUIÇÃO

0
8

O Mercado à Moda Antiga ganhou vida nas instalações da Associação de Melhoramentos Pró-Outeiro, que aderiu ao desafio lançado pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis a todos os oliveirenses e associações do concelho para que desenvolvessem atividades e decorações alusivas ao evento.

Uma comemoração
“diferente” da habitual
“Fizemos esta atividade para festejarmos o Mercado à Moda Antiga. Os utentes gostaram muito; mesmo quando este evento acontecia, nem todos conseguiam ir e, neste dia, todos conseguiram estar presentes a aproveitar um bocadinho a festa”, afirmou a diretora técnica da Associação de Melhoramentos Pró-Outeiro, Márcia Silva, em declarações à Azeméis TV. Para o vice-presidente da direção da Pró-Outeiro, este género de atividade é “importantíssima” para estimular os seus seniores. “A festa é sempre algo que os motiva a participar. Como a pandemia condicionou as suas atividades, a satisfação dos utentes é notória”, realçou João Leite.
O presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, deu os parabéns à Pró-Outeiro pela adesão ao desafio proposto pelo município. Apesar de o ideal ser a própria realização do Mercado à Moda Antiga, o edil oliveirense considerou que assinalar a data de forma simbólica é “importante” uma vez que, assim, não deixam “esquecer” este momento cultural. Joaquim Jorge acrescentou, ainda, que a adesão da comunidade à iniciativa foi significativa. Em entrevista à Azeméis TV, o autarca declarou: “Fizeram-no desta forma extraordinária, com uma recriação, diria eu, perfeita; temos reunidos os ingredientes que caracterizam o Mercado à Moda Antiga que são a boa disposição, a gastronomia, a música e os trajes tradicionais. Significa que este evento está profundamente enraizado na nossa comunidade e que é acarinhado pelos oliveirenses.”

Marta Cabral