Padre Elias recordado com carinho

Homenagem ao pároco de Pindelo

0
18

O Padre Elias Silva da Rocha faleceu no início deste ano e, na altura, a pandemia provocada pela Covid-19 não permitiu que fossem realizadas homenagens ao pároco de Santa Maria de Pindelo. Uma vez que a situação epidemiológica melhorou desde então, foi possível homenagear o Padre Elias, que partiu com 86 anos.

Marta Cabral

Antes da eucaristia dedicada ao Padre Elias, no exterior da Igreja de Pindelo foi descerrada uma placa em sua memória com a presença da família. Para os familiares, esta homenagem foi importantíssima. Miguel Rocha é o sobrinho mais velho do Padre Elias e o primeiro afilhado do mesmo e afirmou que o seu “tio-padre” pertenceu a uma família grande, de dez filhos, com valores que, hoje em dia, considera que “estão a começar a escassear”. “Valores como a humanidade, o trabalho, a dedicação e a honestidade”, exemplificou Miguel Rocha, em declarações à Azeméis TV. “O meu tio tinha grandes valores e o apreço que tínhamos por ele era enorme. Merecia todo o nosso respeito”, descreveu.
Na altura do seu falecimento, em janeiro deste ano, a notícia foi recebida por todos os familiares com “grande choque”. Apesar de tudo, o Padre Elias acabou por deixar “uma memória profunda” em todos aqueles que com ele privaram. Para uma das sobrinhas do falecido padre, Isabel Rocha, Elias Silva da Rocha era como um segundo pai. Foi com carinho que lembrou algumas histórias passadas com o Padre Elias. “Desde os almoços de família, onde se notava a união que ele tinha com os irmãos, até à preocupação constante em saber se toda a gente estava bem. Como pároco em Pindelo, também se dedicava de corpo e alma àquilo que fazia”, descreveu Isabel Rocha, que não esquece a última memória que tem com o tio e que acabou por marcá-la profundamente. “Tive o privilégio de usufruir do último ato público realizado pelo meu tio nos 25 anos do meu matrimónio. Consegui convencê-lo a estar presente e foi maravilhoso, porque benzeu-nos as alianças e esta é uma marca que fica para sempre”, relembrou, emocionada.