Oliveirense é campeã europeia de Sub-17

0
17

A Oliveirense venceu a Eurockey Cup de Sub-17 depois de derrotar, na final, os espanhóis do Igualada por 4-2 numa grande partida de hóquei em patins e muito disputada até ao apito final.
Ana Catelas
Na sua primeira participação na Eurockey Cup de Sub 17, a Oliveirense trouxe o troféu tão desejado por qualquer uma das 16 equipas presentes, entre as quais estiveram quatro formações portuguesas: Oliveirense, FC Porto, Benfica e Sintra. A formação de Oliveira de Azeméis sagrou-se campeã invicta na mais prestigiada prova internacional de clubes deste escalão, que se disputou na cidade de Blanes (Espanha) desde a passada quinta-feira até domingo, sucedendo, assim, ao Benfica que venceu as duas edições anteriores (2018 e 2019. A edição de 2020 não se realizou devido à Covid-19).
Na sua caminhada até à final, a Oliveirense venceu os três jogos da fase de grupos frente ao Igualada (3-2), Peterborough RHC (11-1) e AFP Giovinazzo (5-1). Nos quartos de final, a equipa comandada por Raul Alves venceu o Sintra (9-0) com golos de Paulo Pereira (2), Gonçalo Machado (4), Rodrigo Morais, Guilherme Moreira e Diogo Lemos. Diante do FC Porto, após triunfo por 8-0, a Oliveirense carimbou o passaporte para o encontro decisivo da competição com os golos a serem apontados por José Azevedo (3), Guilherme Moreira (2), Diogo Lemos (2) e Rodrigo Silva.
Na final, o Igualada adiantou-se no marcador ainda no primeiro minuto de jogo, mas a Oliveirense respondeu, pouco depois, com um grande golo de Gonçalo Machado, que procurou o espaço e rematou de meia distância. A 8’ do intervalo, a Oliveirense deu a volta ao marcador também com um potente remate de meia distância de Paulo Pereira. Na segunda parte foi a Oliveirense que entrou melhor e logo aos 10 segundos, de livre direto, Paulo Pereira bisou e ampliou a vantagem unionista. Pouco depois, o Igualada reduziu para a margem mínima e já depois de Rafael Nogueira ter defendido um livre direto dos espanhóis. A dois minutos do final, o capitão Paulo Pereira, novamente de livre direto, assinou um hat-trick e fechou a contagem neste jogo histórico para as hostes unionistas.



“Fica o crescimento enorme da equipa”
“Temos sempre o objetivo e o sonho, mas esta é uma prova muito difícil onde estão as melhores equipas da Europa. O nosso objetivo era crescer jogo a jogo e atingir os objetivos”, afirmou o treinador Raul Alves, salientando que, no final, “fica o crescimento enorme da equipa ao longo do torneio”. A conquista do troféu, confirmou o treinador, “foi uma alegria e o sentimento de dever cumprido”.

Oliveirenses destacam-se
A nível individual, na Oliveirense, Raul Alves foi eleito o melhor treinador da Eurockey CUP e o capitão Paulo Pereira foi o melhor marcador do torneio com 11 golos. No cinco ideal, a Oliveirense é a equipa mais representada com dois jogadores: Guilherme Moreira e Paulo Pereira.