Visão de futuro

PS

Bruno Costa *

O meu filho participou nas “Férias Lúdico-desportivas” durante o mês de Julho. Este campo de férias, organizado pela União de Freguesias de Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba-Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madail, só apenas não se realizou durante os dois anos da pandemia. 
Ouvindo as peripécias e dificuldades do meu filho – os novos grupos que se formam com novas pessoas que se conhecem, as incertezas do início e as dinâmicas que se vão criando – pensei nesse sentimento de pertença que vamos transportando para a idade adulta e que nos marca sempre. Tendemos para pertencer, seja a uma colectividade, banda filarmónica, clube desportivo, confraria ou grupo de teatro, para deixar apenas alguns exemplos. 
O mesmo se passa no nosso concelho. Podemos agarrar-nos à nossa história mas, se não existirem condições e, muito menos dinâmicas, essa identidade é nostalgia e não gera vontade de ficar. Ninguém se fixa numa terra por uma história bonita mas pela qualidade de vida que gera. Ou porque foi a terra onde se nasceu e não houve necessidade de partir.
As condições têm vindo a ser criadas:
- Requalificação do edificado público, em particular edifícios históricos – preservar a memória e torna-la presente; 
- Promoção do aumento de transferências para as freguesias e desta forma contribuir para o seu desenvolvimento; 
- Novos espaços de lazer e para a prática desportiva.
Criado caminho, as dinâmicas de encontro, desportivas (no meio da cidade ou na praia fluvial do Pedregulhal) e culturais vão surgindo, como foi o caso do Festival 37.20 – onde se incluiu o 1º Festival Confrádico –  para além do Mercado à Moda Antiga e Noite Branca. Sem esquecer os encontros das colectividades pelas várias freguesias.
No lugar onde vivemos precisamos de sentir integração. De nos sentir acolhidos e com espaço para as nossas opções no meio da diversidade.
No meio de incertezas e dificuldades, o caminho tem sido este: o de reerguer o sentimento de pertença dos oliveirenses a Oliveira de Azeméis.
  * Membro da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
PETIÇÃO - LIGAÇÃO FERROVIÁRIA DIRETA AO PORTO
31/01/2023
Trabalhar Para Mudar
31/01/2023
Politicamente (in)correto
31/01/2023
Pensar o Futuro
31/01/2023
Contraditório
31/01/2023
Visão de futuro
31/01/2023
Ainda os 100 anos do Correio de Azeméis
31/01/2023
As Pessoas. Certas.
31/01/2023