Em
Correio de Azeméis

14 Jul 2022

Visão de futuro

PS

Lara Santos *

Vivemos em pleno século XXI e é comum lidarmos com situações que já deviam ter ficado em séculos passados. É necessário que o mundo esteja em constante progressão e não em regressão. Se formos pessoas atentas ao que se passa à nossa volta vamos constatá-lo. 
É frequente ouvirmos comentários que desmerecem pessoas e tocam características das mesmas que não deveriam ser alvo de crítica. Qualquer pessoa é digna e merece ser respeitada seja qual for a sua raça, sexo, etnia, orientação sexual, religião, etc.
A sociedade não pode ser monótona, é importante que existam diferenças, mas é ainda mais importante que estas diferenças sejam aceites. O que não pode ser aceite é a existência destes comentários. 
É imprescindível que os bons exemplos venham de cima e que os nossos representantes políticos tenham vontade e determinação para defender os direitos dos cidadãos, sem qualquer distinção. É assustador que, mesmo com todos os exemplos que a história faz questão de manter vivos, venha um professor universitário fazer comentários homofóbicos e assumir-se como tal em praça pública. 
Opiniões têm poder e quando pessoas de grande representação social as têm, estas podem criar situações que não são benéficas para os cidadãos.
Hoje em dia, damos como garantidos direitos que nos foram atribuídos há muito tempo, mas a verdade é que estes podem-nos ser retirados, só nunca esperamos que isto vá efetivamente acontecer.
Temos o exemplo dos EUA que em 2022 começa a recusar o direito ao aborto às mulheres, seja qual for a situação em causa. Este direito já tinha sido adquirido em
1973. 49 anos separam estas datas, quase meio século e é assustador vermos isto
a acontecer. Apesar disto não me atingir diretamente, é impossível ficar indiferente a tal situação. E é esta indiferença que nós não podemos ter. 
É de grande relevância que sejamos cidadãos com capacidade para defender valores e aquilo que acreditamos, que sejamos cidadãos que fomentam e procuram uma igualdade. Só assim vamos conseguir tornar o mundo num lugar melhor.  
  * Militante da Juventude 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
PETIÇÃO - LIGAÇÃO FERROVIÁRIA DIRETA AO PORTO
31/01/2023
Trabalhar Para Mudar
31/01/2023
Politicamente (in)correto
31/01/2023
Pensar o Futuro
31/01/2023
Contraditório
31/01/2023
Visão de futuro
31/01/2023
Ainda os 100 anos do Correio de Azeméis
31/01/2023
As Pessoas. Certas.
31/01/2023