Visão de Futuro

PS

Bruno Aragão *

Quando é que um assunto deve ser visto como um desafio ou, pelo contrário, é um problema? Quando procuro compreender um assunto qualquer, para sobre ele poder tomar posição, procuro sempre responder a esta questão.

Porque é que me ajuda pensar assim? Porque um problema é, quase sempre, um assunto que precisamos de ultrapassar. Mas um desafio é, quase sempre, uma meta que temos vontade de alcançar. Antes de avançar, dou dois exemplos simples. O Parque Urbano é um desafio, na medida em que é uma vontade de alcançar um objetivo e uma visão política. As redes de abastecimento de água são um problema, na medida e que precisamos, desesperadamente, de o ultrapassar.
Se feito com honestidade, este exercício ajuda a que a discussão política se torne mais positiva e interessante. A Oposição não precisa de tornar os desafios em problemas: o Parque Urbano, o projeto da Garagem Justino, a Estratégia Local de Habitação, o Mercado, o investimento nas freguesias. São desafios e, por isso, devem ser discutidos como a vontade de alcançar coisas em que, podendo discordar da opção, concretizadas serão sempre boas.
Não o fazer é uma boa forma de não ter que justificar muitos problemas do passado e ter, sistematicamente, um discurso negativo sobre todos os desafios. Um bom exemplo é a Zona de Acolhimento Empresarial Ul-Loureiro. A sua expansão é um desafio, mas os seus acessos são um problema. O desafio é uma vontade política de alavancar aquela Área, aumentando espaço industrial. Um problema, e bem real, como sente quem ali trabalha e investe, são os acessos. E porque são um problema? Porque não os tendo feito quando devíamos, temos agora que os procurar ultrapassar.
E termino com mais um exemplo, deixando a pergunta para que cada um responda por si. Já este ano a autarquia foi condenada em Tribunal em cerca de 80 mil euros, em mais um dos processos do passado. Isto é um desafio à gestão ou é um problema?
  * Presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Grupo de Cantares e Romarias de Travanca voltará a atuar no dia 28 de fevereiro
8/02/2023
Carnaval oliveirense terá sete grupos participantes
8/02/2023
Colisão deixou homem de 59 anos ferido
8/02/2023
Idosos evacuados de casa pelos bombeiros
7/02/2023
Derrota no último minuto
6/02/2023
Ossela B volta a ganhar
6/02/2023
Oliveirense meteu a quinta!
6/02/2023
CD Cucujães voltou às vitórias
6/02/2023