Vilarinho de S. Luís é ‘Aldeia de Portugal’

Concelho

SEGUNDA ALDEIA DO CONCELHO A CONSEGUIR ESTA DISTINÇÃO

A ‘Associação de Turismo de Aldeia” - ATA- classificou Vilarinho de S. Luís, em Palmaz, como ‘Aldeia de Portugal’

. Esta classificação “distingue aldeias em que a sua comunidade e atores locais estão determinados em ter um futuro na aldeia, valorizando o passado e os recursos locais, em simbiose com o conforto e as novas tecnologias”, como clarifica o regulamento da organização ‘Aldeias de Portugal’. Depois de Ul, Vilarinho de S. Luís, torna-se assim, o segundo local com esta distinção no concelho.
“A iniciativa da candidatura partiu de um trabalho conjunto da ADRITEM (Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria), da câmara municipal, da união de freguesias (Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz), da associação ‘Tradições de S. Luís’ e dos habitantes da aldeia”. “O facto de pertencer à ‘Rede de Aldeias de Portugal’, a aldeia passa a ter mais visibilidade e poderá no futuro proporcionar bem-estar a quem aqui vive e a quem nos visita” revelou ao ‘Correio de Azeméis’ Almerinda Amaral, membro da direção da associação ‘Tradições de S. Luís’.  
Teresa Pouzada, diretora executiva da ADRITEM, esclareceu ao ‘Correio de Azeméis’ que “ o facto de existir aqui um espírito comunitário e o trabalho de uma comunidade naquilo que é a preservação da aldeia, naquilo que é a valorização das atividades tradicionais e do espírito e convivência social, já nos garantia que qualquer projeto de dinamização para este lugar teriam como principais protagonistas esta comunidade Os requisitos mais difíceis de cumprir e que naturalmente pensamos que esta classificação conduzirá para que depois passo a passo vá melhorando, tem a ver com o acesso à aldeia e a sua sinalização. A nível particular o nível de conservação do edificado. É importante começar uma 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Grupo de Cantares e Romarias de Travanca voltará a atuar no dia 28 de fevereiro
8/02/2023
Carnaval oliveirense terá sete grupos participantes
8/02/2023
Colisão deixou homem de 59 anos ferido
8/02/2023
Idosos evacuados de casa pelos bombeiros
7/02/2023
Derrota no último minuto
6/02/2023
Ossela B volta a ganhar
6/02/2023
Oliveirense meteu a quinta!
6/02/2023
CD Cucujães voltou às vitórias
6/02/2023