16 Feb 2023
OBJETIVO É LIGAR LINHA DO VOUGA À OUTRAS MODOS DE MOBILIDADE
Irá nascer junto à rotunda do Largo do Luís de Camões, mais conhecida como a ‘rotunda do Rainha’, um ‘ponto de ancoragem de mobilidade’. O objetivo é oferecer mais opções de mobilidade às pessoas que utilizam a Linha do Vouga para chegar ao centro da cidade. O novo edifício terá duas torres destinadas a habitação e comércio. Ponto de ancoragem funcionará nas traseiras do edifício, junto ao ‘parque de estacionamento Abílio Campos’.
A revelação foi feita pelo presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, na reunião do executivo camarário que se realizou na manhã de 16 de fevereiro, no edifício da Junta de Freguesia de São Martinho da Gândara. O autarca deu nota da conclusão de um “processo de licenciamento para a construção de um edifício de habitação e comércio. Nesse edifício prevê-se a construção de duas torres”. A autarquia oliveirense aproveitará esse investimento para realizar um “local de ancoragem de viaturas de transportes públicos. Hoje, o conceito de centro de coordenador de transportes localizado num ponto, é um conceito completamente ultrapassado. Aquilo que está a acontecer é a tentativa de disseminar pela cidade vários pontos de ancoragem de viaturas de transporte público para que as pessoas, em vários locais, tenham a possibilidade de aceder a esses modos de mobilidade”. Joaquim Jorge revelou que “antecipando a requalificação da nossa estação e requalificação da Linha do Vale do Vouga, é muito importante termos ali mais um ponto de ancoragem que permita que passageiros que saiam do comboio rapidamente acedam ao local onde podem partir para outros destinos ou aceder a outros modos de mobilidade. Poderão ser ali ancorados uns quatro ou cinco autocarros”. O executivo municipal aprovou, ainda, com a abstenção dos vereadores do PSD, a doação de 9 lojas do novo edifício, “um conjunto de lojas que serão entregues em bruto para que a câmara municipal aí instale serviços públicos ou então os concessione a privados. Uma destas nove lojas servirá para termos mais um ponto de bilhética , mais um ponto de espera para os passageiros das várias placas de mobilidade”, como explicou o edil oliveirense.
Foram ainda aprovadas um “conjunto de obras no espaço exterior que o investidor irá promover em duas zonas. Em primeiro lugar nas traseiras do edifício e na própria ‘rotunda da Rainha ‘.