Em
Correio de Azeméis

1 Aug 2022

Trabalhar Para Mudar

Bloco de Esquerda

Simão Magalhães *

As pessoas estão cansadas de lidar com a relação desigual entre os preços cada vez mais inflacionados, o próprio salário que não vê maneira de subir e os lucros colossais das grandes empresas. 
Os lucros que as grandes empresas têm obtido são históricos e acentuam cada vez mais as desigualdades sociais e económicas. E não é preciso ir muito longe para esta conclusão, mas, talvez para aqueles que não ousam colocar as lentes do povo, o próprio pai do liberalismo económico, Adam Smith, afirmava: onde há grande propriedade, há grande desigualdade. 
Ao contrário de muitos outros países europeus, que escolheram tomar medidas para mitigar os efeitos da inflação, em Portugal são aqueles com menor capacidade financeira que sofrem as consequências mais severas. 
Não fosse demasiado grave, seria caricato ver que um partido que ainda mantém a designação de socialista no nome, seja um dos que mais dão a mão ao grande Capital. 
Aliás, é realmente demonstrativo que, por exemplo, face aos lucros extraordinários e ao aumento do preço dos combustíveis, a atuação do Governo seja a mesma que teria caso lá estivesse um partido da direita. Houve descida de impostos, mas nem tributação aos lucros inesperados, nem colocação de um preço máximo aos combustíveis. 
Bem sabemos que o carro ainda é a principal forma de deslocação da maioria dos portugueses. Também sabemos que só podemos enfrentar esta crise com aumento de salários, reforço dos apoios sociais e criação de medidas para controlar os preços abusivos ou a acumulação do capital num grupo cada vez menor de privilegiados. 
Pelas pessoas e, para os mais céticos das políticas sociais, pela economia, que precisa de ser coesa, não uma selva apregoada por alguns. 
 * Representante do Bloco de Esquerda

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Mercado à Moda Antiga “com mais de 100 inscrições”
2/02/2023
Ainda sem garantias Polícia Municipal pode chegar em 2024
2/02/2023
Colisão entre carro e bicicleta deixou uma mulher ferida
2/02/2023
É oficial. Oliveirense apresentou Kazu Miura
1/02/2023
PETIÇÃO - LIGAÇÃO FERROVIÁRIA DIRETA AO PORTO
31/01/2023
Trabalhar Para Mudar
31/01/2023
Politicamente (in)correto
31/01/2023
Pensar o Futuro
31/01/2023