Em
Correio de Azeméis

29 Jun 2023

“Temos de defender o nosso território”

Destaques Reuniões de Cãmara e Assembleia Municipal

Limites da freguesia de Carregosa preocupam PSD

Carla Rodrigues, vereadora do PSD, alertou para o facto da Câmara Municipal de Vale de Cambra ter realizado obras na rede de água e saneamento e na rede viária em zonas dentro da fronteira de Carregosa. A vereadora teme que tais ações possam estar na base de eventuais reivindicações futuras por parte da autarquia valecambrense relativas a territórios oliveirenses.

Carla Rodrigues aproveitou a reunião do executivo camarário que se realizou em Carregosa, na manhã de 22 de junho, para revelar a sua preocupação quanto aos limites da freguesia na zona de Teamonde, Carregosa. “Sabemos que em Teamonde existem algumas divergências. Temos, com diplomacia e relações institucionais saudáveis, defender o nosso território”. A vereadora social democrata prosseguiu afirmando que “segundo informações que recolhemos, recentemente Vale de Cambra fez intervenções ao nível da rede de saneamento e da rede viária em que ultrapassou os seus limites e entrou em Oliveira de Azeméis. Foram benfeitorias, mas vieram fazê-las naquilo que não é deles. Poderá, de alguma forma, indiciar que no futuro poderão dizer que “quem fez estas infraestruturas fomos nós e então o território é nosso”. Carla Rodrigues deu, ainda, mais exemplo concretos. “Há a questão de quem renova o cartão de cidadão, as pessoas aparecem como residentes de Vale de Cambra, quando na realidade são de Oliveira de Azeméis”. 
Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal, começou por esclarecer que “logo que assumi funções como presidente da câmara municipal, reuni com o presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra. Percebi que não havia disponibilidade para num quadro de razoabilidade, nos entendermos”. O edil lembrou que “num dado momento chegou a ser aprovado pelas partes, com exceção à Assembleia Municipal de Vale de Cambra”. Joaquim Jorge terminou elucidando que “este assunto está no departamento jurídico da câmara municipal. Vamos fazer um caminho que não me agrada muito, de conflitualidade que não me parece que seja um bom indicador de boas relações que têm que existir, mas não havendo possibilidade de nos entendermos, será o que vai acontecer”.

 

Rua Carlos Osório (ao lado do teatro municipal] sem alterações previstas
“A rua [Carlos Osório] tem um sentido proibido de um lado e o outro só permite o acesso ao teatro municipal e aos moradores.  É um excelente acesso para quem está no centro da cidade e quer aceder ao IC2. Há alguma intenção de abrir o trânsito nesta rua, no sentido descendente?”
Joana Ferreira, vereadora do PSD

“O projeto delineado trouxe o edifício para cima da estrada e cria condições extremamente perigosas para o trânsito. Para além de que gera conflitualidade de trânsito com a rua Dr. António Luís Gomes. A criação de condições de segurança deve ser a primeira premissa quando nós fazemos ordenamento de trânsito”. 
Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal

 

 

PSD quer Escola Básica de Carregosa requalificada
“Já discutimos a introdução desta escola no mapeamento de escolas a intervir pelo Ministério da Educação. Gostaríamos de saber em que ponto está esse processo de inclusão da escola de Carregosa, mas também o facto da escola de Loureiro e do Pinheiro estarem no mapeamento e até agora não se ter traduzido em nada”. 
Carla Rodrigues, vereadora do PSD

“É uma escola que não é da nossa responsabilidade a intervenção. Temos trabalhado no sentido de que ela seja incluída. Já tivemos reuniões com a tutela nesse sentido. É uma escola que já tem um conjunto de fragilidades e um conjunto de patologias que exigem um investimento muito elevado”.
Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal

 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Sub-17 da Oliveirense erguem o troféu de campeões
26/02/2024
“As sondagens têm um papel de condicionar o voto”
26/02/2024
CDU quer distribuição de riqueza
26/02/2024
Carlos Fonseca, o ‘pai’ do teatro oliveirense
26/02/2024
Biografia de Ferreira de Castro apresentada
26/02/2024
UNIR continua em falha
26/02/2024
Lulucabit, um talento oliveirense
26/02/2024
GM Macinhatense irá celebrar 89 anos
26/02/2024
PUB