Tarifa de resíduos urbanos volta a aumentar este ano

Destaques Reuniões de Cãmara e Assembleia Municipal

Aumento de 44 para 61,58 euros por tonelada e da TGR de 22 para 25 euros. Joaquim Jorge admitiu que “esperamos tempos ainda mais difíceis” com uma previsão de no próximo ano o valor aumentar para “75 euros por tonelada”

PSD contra o aumento dos tarifários

Na última reunião do executivo camarário, que decorreu na sede da Junta de Freguesia de Loureiro, além de debater vários assuntos sobre a freguesia, serviu também para o executivo aprovar a nova tarifa de resíduos urbanos para o ano de 2023, com os votos contra dos vereadores do PSD, que se vai traduzir num novo aumento para a tarifa dos munícipes oliveirenses.

O presidente oliveirense, Joaquim Jorge, começou por anunciar que o preço por tonelada aumentou de 44 euros para 61,58 euros, aumentando, ainda, a TGR (Taxa de Gestão de Resíduos), que passa de 22 para 25 euros. Segundo o edil este aumento deve-se a “um reequilíbrio financeiro feito por parte da entidade (ERSAR) que faz o tratamento dos resíduos sólidos urbanos, de um conjunto vasto de municípios”, justificou. Acrescentando ainda que este é “um aumento cumulativo, que penaliza sobretudo o tratamento que é dado aos nossos resíduos de envio para aterro. Portanto, é muito importante intensificar a recolha seletiva”, apontou.
Carla Rodrigues, vereadora do PSD, depois deste anúncio por parte do presidente, referiu que o tratamento dos resíduos é “dos maiores problemas que temos e vamos ter nos próximos anos e não se resolve com o aumento dos tarifários”, apontou a social-democrata, que em seguida lançou algumas questões.
“A nível municipal o que é que o município tem feito para atenuar o impacto destes aumentos nas populações? Temos vindo a falar ano após ano da necessidade da criação de um tarifário familiar, para as famílias mais numerosas. Falamos do Ecocentro municipal, o ano passado o vereador [Rogério Ribeiro, responsável pelo pelouro do ambiente] disse que ia arrancar o projeto em 2022, em que ponto é que está?”, questionou.
Joaquim Jorge, em resposta, apresentou o projeto do PERSU 2030 (Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos), um plano “que é dos mais exigentes que eu conheço.” “Está a ser decido, no país, um plano estratégico para a gestão dos nossos resíduos que é extremamente ambicioso e está a colocar enormes desafios ao país e às câmaras municipais”, disse. Prosseguindo com a sua resposta o edil oliveirense enumerou os vários investimentos que a autarquia tem feito e propõe fazer futuramente, no sentido da redução dos resíduos urbanos.
“A aquisição de contentores para a fração verde. Tivemos um apoio do fundo ambiental para a recolha seletiva de bio resíduos, a distribuição de compostores domésticos e comunitários, vamos fazer um investimento forte na contentorização enterrada. Estamos a trabalhar internamente na possibilidade que temos no desenvolvimento do projeto, para o nosso Ecocentro, mas, (…) aquilo que queremos é que haja uma redução substancial na produção de resíduos que torne os mesmos em meros locais de passagem de resíduos para os destinos de tratamento”, concluiu.
 

Associação da Freguesia de Ul vai ter uma creche 
“Estamos a falar de uma candidatura de 863 mil euros aprovada no âmbito do PRR e foi comparticipada com 406 mil euros a fundos perdidos. A câmara vai apoiar a parte não comparticipada com 91mil euros. Esperamos que a obra corra bem e esta resposta seja mais uma ao dispor das nossas crianças. A câmara vai continuar a fazer este trabalho com todas as IPSS que entenderem candidatar-se aos programas que forem aparecendo para a criação de novas respostas.”
Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal
 

Partilhar nas redes sociais

PUB
Últimas Notícias
Bustelo feliz perto do fim
27/09/2023
Cucujães pontua
27/09/2023
Entrada em falso
27/09/2023
JDC acaba em branco
27/09/2023
S. Roque derrotado
27/09/2023
La-Salette FC entrou a vencer na SuperLiga do Porto
27/09/2023
La-Salette FC entrou a vencer na SuperLiga do Porto
27/09/2023
Azagães apresenta três escalões para a nova época
27/09/2023
PUB