16 Nov 2023
Manuel Oliveira fez uma antevisão à Semana de Moldes 2023
> Manuel Oliveira, secretário-geral da CEFAMOL
A CEFAMOL - Associação Nacional da Indústria de Moldes é o grande motor da organização da Semana dos Moldes. Uma semana dedicada e centrada neste setor, que terá como principal tema de debate este ano a sustentabilidade.
Um novo desafio proposto aos empresários do setor, que será tema de debate entre os dias 20 a 24 de novembro. Em entrevista ao Correio de Azeméis, o secretário-geral da CEFAMOL, Manuel Oliveira, confessou que “Oliveira de Azeméis, as suas empresas, empresários e colaboradores, têm um papel estruturante e incontornável no contexto da indústria nacional”.
A importância deste evento para os empresários do setor
“Esta iniciativa pretende disponibilizar às empresas informação que lhes permita desenhar da melhor forma as suas estratégias de abordagem ao mercado. As várias sessões que iremos realizar juntarão especialistas, nacionais e internacionais, em diferentes áreas, oriundos de empresas e organizações de referência, que vêm partilhar as suas experiências e visões sobre o desenvolvimento da indústria, sendo uma excelente oportunidade para as nossas empresas ouvirem e interagirem com estes elementos. Por outro lado, o networking, os contactos que se estabelecem, as conversas formais e informais entre pares e com convidados, são mais valias que não podemos descurar.”
Os principais desafios e os temas propostos a debate
“O principal desafio que as empresas enfrentam relaciona-se com o mercado, a sua instabilidade e as condições de negócio com que o setor é confrontado. Quando estas condicionantes se reúnem as empresas enfrentam maiores constrangimentos, sendo mais desafiante encontrar soluções e a produtividade que permita manter a performance a que a indústria nos habituou. Conseguir novos negócios, conhecer o contexto e entrar em novas cadeias de valor ou diversificar mercados de atuação, percebendo os fatores que estes valorizam, são desafios que a ‘Semana de Moldes’ pretende analisar e debater. Por outro lado, elementos como a inovação, as competências diferenciadoras ou a eficiência produtiva serão também um foco desta iniciativa.”
Eventos como este são relevantes para que empresas e empresários consigam se manter dinâmicos e informados sobre a realidade que existe no setor?
“Acreditamos e estamos certos que sim. Os temas da “Sustentabilidade” e “Tendências de Mercado”, nas suas diversas vertentes, serão incontornáveis e transversais às diferentes iniciativas que dinamizaremos ao longo da ‘Semana de Moldes’. Será um olhar para o futuro, analisando desafios, mas, principalmente, as oportunidades que o mercado apresenta para as empresas nacionais se diferenciarem e manterem o posicionamento excelência que atingiram no mercado internacional.”
Oliveira de Azeméis tem “todas as competências e dinâmicas”
“Desde a primeira edição que a ‘Semana de Moldes’ tem como objetivo chegar às nossas empresas, pelo que a realização de sessões nos dois principais polos (Oliveira de Azeméis e Marinha Grande) de desenvolvimento da nossa indústria é para nós fundamental, e assim tem sido, ao longo dos anos. Esta realização de ações em locais distintos, permite também fomentar a interação e proximidade entre empresas, que na verdade já existe, mas que podemos sempre incrementar. É muito natural para nós termos as empresas de Oliveira de Azeméis a participar em eventos na Marinha Grande e vice-versa. No fundo, somos um único Cluster com um raio de 150km, o que, em termos internacionais, é um grande valor acrescentado. Oliveira de Azeméis, as suas empresas, empresários e colaboradores, têm um papel estruturante e incontornável no contexto da indústria nacional, tendo todas as competências e dinâmicas necessárias para ultrapassar o momento desafiante que vivemos e manter a senda de sucesso que tem caraterizado a nossa indústria e distinguido as nossas empresas.”