Em
Correio de Azeméis

20 Jul 2022

‘Sobre Ti’: “uma ode ao amor”

Destaques Exclusivos Concelho

RUI SANTOS LANÇOU PRIMEIRO single

Oliveirense de gema, Rui Santos é um músico que, aos 29 anos, lançou a sua primeira música, a ‘Sobre Ti’. Apesar de nascido e criado em Oliveira de Azeméis, o artista reside, atualmente, em Inglaterra, país onde encontrou alguma estabilidade profissional para exercer outra das suas paixões, a enfermagem. Jogou basquetebol na Oliveirense, frequentou várias escolas do concelho, a Escola Superior de Enfermagem, e viveu toda uma infância e juventude enraizada no concelho.

Rui Santos esteve nos estúdios da Azeméis TV/FM para revelar todos os pormenores da sua nova criação musical.

As influências 
musicais familiares
“A música sempre foi uma coisa prevalente na minha vida, isso vem do meu pai e da minha mãe porque eles sempre foram melómanos, principalmente na coleção do vinil.  (…) Isso foi um crescendo, depois tive as influências da minha avó, na apreciação de música clássica, e à medida que fui crescendo nos anos 2000, comecei a entrar um bocadinho na vertente do pop, do hip-hop, do rap…”.

A passagem pela tuna 
no curso de enfermagem
“Na escola de enfermagem era membro da tuna (…) Foi a partir daí que comecei a aprender a tocar guitarra, comecei a produzir e a escrever as minhas próprias letras. Foi toda uma fase de descoberta onde aprendi a ter a minha própria voz e todo esse outlet criativo. Foi como uma espécie de salva-vidas, porque permitiu-me mesmo exprimir numa forma que no dia-a-dia eu não consigo”. 

A paixão pela fase criativa
É a fase de me saber exprimir e de tentar relacionar com situações que as outras pessoas vivem. É isso que a música é: esperarmos que alguém compreenda o que estamos a cantar, o que estamos a escrever e o que estamos a tocar”.

“A ‘Sobre Ti’ foi escrita em 10 minutos”
“Uma letra para mim é feita rapidamente, é quase como se fosse uma ‘diarreia verbal’, por exemplo a ‘Sobre Ti’ foi escrita em 10 minutos, música e letra. Foi quase uma acumulação de ideias porque tem muito a ver com o amor, não é centrado numa pessoa em si, mas sim no próprio conceito de amor porque muita da música que passa na rádio tem muito a ver com as relações, com as quebras e com os amores. Senti que cheguei a um ponto em que muita da música que escrevia era sobre esse assunto, por isso a ‘Sobre Ti’ é quase como se fosse uma referência a toda a panóplia de música que há, é uma ode ao conceito do amor”. 
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Iniciou a campanha de esterilização de animais de companhia de 2024
26/04/2024
Caminhada no Parque Molinológico de Ul no dia 01 de maio
26/04/2024
Exposição 'Máquinas de Costura Centenárias' na Casa-Museu de Oliveira de Azeméis
26/04/2024
Banda Musical de Fajões no II Festival de Filarmonia D'Ouro
26/04/2024
ACREV vai organizar Noite de Fados
26/04/2024
Centenas de fajonenses afluíram ao Monte de São Marcos. Veja as fotos da grande festa
25/04/2024
António Aguiar vai-se recandidatar a presidente da Banda de Música de Carregosa
25/04/2024
ADRC de Palmaz vai requalificar parte do Parque Bento Carqueja em Palmaz
25/04/2024