26 Sep 2022
DELEGADA DE SAÚDE DIZ QUE NÃO TEM IDENTIFICAÇÃO
Em junho de 2022, o ‘Correio de Azeméis’ deu notícia de uma sem-abrigo que estava ‘alojada’ num banco em frente ao Antigo Colégio, na rua António Alegria. À data e em declarações ao nosso jornal, a câmara municipal informou que a pessoa em questão já estava instalada numa habitação.
A “Divisão Municipal de Ação Social da Câmara Municipal reuniu com a munícipe e com a Técnica da Santa Casa da Misericórdia de Oliveira de Azeméis que acompanha o seu processo com o objetivo de definir um plano de intervenção e acompanhamento integrados”.
Passaram três meses e a sem-abrigo voltou a ser vista diariamente a pernoitar no banco público em frente ao antigo colégio. O ‘Correio de Azeméis’ entrou em contacto com a delegada de saúde de Oliveira de Azeméis, Sofia Rocha. Quando questionada sobre quais os procedimentos a adotar numa situação destas em que uma pessoa em situação de sem abrigo recusa ser institucionalizada, Sofia Rocha, declarou que não poderia prestar quaisquer informações sem que a sem-abrigo seja devidamente identificada. O ‘Correio de Azeméis’ tentou, ainda, contactar a câmara municipal e a delegada de saúde para obter esclarecimentos quanto a eventuais medidas a tomar perante a situação descrita. Até à hora do fecho de edição ainda não recebemos qualquer resposta.