Conheça o que diz um profissional de saúde pública do ACES Aveiro Norte
Miguel Monteiro da Rocha *
A água é um bem essencial à vida e constitui cerca de 60% do corpo humano. Nesse sentido, a qualidade da saúde de cada um também está relacionada com a qualidade da água que ingere. A rede pública de abastecimento de água, garante o acesso a água segura e de qualidade, sendo devidamente tratada e testada regularmente. Por outro lado, o consumo humano de água de poços, furos, ou outras captações alternativas, constitui um risco para a saúde do próprio e sua família. Este risco é maior nos mais vulneráveis, como as crianças, os idosos e os doentes, podendo provocar doenças diarreicas, febre tifóide, hepatite A, entre outras. A contaminação da água de poços e furos pode suceder de forma súbita e desconhecida para o utilizador, por exemplo quando produtos contaminantes como determinados fertilizantes agrícolas, pesticidas e detritos orgânicos, são utilizados no solo, potencialmente contaminando as águas subterrâneas. Por estes motivos, a água de poços e furos não deve ser utilizada para consumo humano, apenas para rega e lavagens de pavimentos.
A ligação à rede pública de abastecimento de água é obrigatória por lei, caso esta esteja disponível a menos de 20 metros do limite da propriedade. O seu incumprimento constitui contraordenação punível com coima até 3.740€, se o infrator for pessoa singular, ou até 44.890€ se pessoa coletiva.
A ligação à rede de saneamento reveste-se também de particular importância para a comunidade. A ausência da ligação à rede de saneamento constitui um risco para o meio ambiente na medida em que pode causar a sua degradação, nomeadamente por contaminação dos solos e das linhas de água, representando assim um risco para a saúde pública.
A ligação à rede pública de água e saneamento é assim, de importância vital para a saúde da população. Proteja a sua saúde, beba água da rede pública.
* Médico interno na unidade de saúde pública do ACES Entre e Douro e Vouga II (Aveiro Norte)