Em
Correio de Azeméis

28 Mar 2023

Pontos de ancoragem dividem partidos

Destaques Concelho

João Costa do PS, reiterou aposta em pontos de ancoragem. Manuel Almeida do Chega afirma que ponto de ancoragem é a melhor solução “possível”. Alcino Martins do Bloco de Esquerda não concorda com localização.

Câmara afasta ideia de C.C. de Transportes

Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal de Oliveira de Azeméis, revelou na reunião do executivo camarário de 16 de fevereiro a construção de um ponto de ancoragem de mobilidade, deixando de fora a ideia da construção de um Centro Coordenador de Transportes em Oliveira de Azeméis.

O ponto de ancoragem surgirá junto ao Parque de estacionamento Abílio Campos, nas traseiras de um edifício que irá preencher o gaveto existente na Rotunda do Rainha. No programa ‘Politicamente Correto’, os partidos com assento na Assembleia Municipal discutiram a estratégia de mobilidade do executivo. Marcaram presença João Costa do PS, Alcino Martins do BE, Manuel Almeida do Chega. Constantino Tavares do CDS-PP, por questões técnicas e Nuno Pires do PSD, por motivos de agenda profissional, não conseguiram estar presentes no debate. 

“Acho que o ponto de ancoragem é uma mais valia. Descentraliza o serviço de mobilidade. É o primeiro, esperamos que surjam mais alguns, não só em Oliveira de Azeméis, mas que permitam ligar as freguesias. Não são necessários autocarros de 50 ou 60 lugares. Os mini- bus servem perfeitamente. São preferíveis os pontos de ancoragem do que o centro coordenador de transportes que temos”. 
Manuel Almeida, Chega

“O PS de Oliveira de Azeméis acredita que esta é a melhor solução. O município fica sem a necessidade de fazer um investimento avultado num centro coordenador de transportes. Por isso é que vamos ter outro sistema onde possam parar autocarros por baixo do Mercado Municipal, que está a ser requalificado”.
João Costa, PS

“Não vai resolver os problemas de mobilidade. Isto é um remendo que o presidente da câmara está a apresentar à população e que vem mostrar incapacidade de resolver um problema fundamental, o de ter um centro coordenador de transportes eficaz e moderno, com paragens distribuídas pela cidade”. 
Alcino Martins, BE

A localização do ponto de ancoragem no Parque Abílio Campos
“[A circulação de autocarros dentro da cidade] será um dos problemas que o ponto de ancoragem irá trazer. O Centro coordenador de Transportes seria o ideal, mas  olhando às oportunidades que temos, não é viável. Concordo que seja próximo do caminho de ferro”.
Manuel Almeida, Chega

“A localização é boa pelo facto de termos a proximidade com a Linha do Vouga  que tudo indica que será requalificada.  Os técnicos deverão estudar quais serão os autocarros para cada local e respetivas localizações. Tem um estacionamento mesmo em frente o que é uma vantagem”. 
João Costa, PS

 “Na zona de estação de comboio, existe aí um pavilhão. Aí sim deveria ser uma zona de ancoragem, para que as pessoas quando saíssem do comboio apanhassem logo o autocarro. Uma pessoa idosa que pare na zona da linha do comboio, para chegar ao ponto de ancoragem ainda tem que subir bastante. Se for uma pessoa de cadeira de rodas, vemos que não tem hipótese”. 
Alcino Martins, BE

Empreendedor cedeu 9 lojas ao município
“Não sei se é um bom negócio, porque não conheço os valores. Poderá ser uma boa troca se a câmara souber dar uso delas. Poderiam aproveitar alguns desses 9 espaços para colocar alguns serviços publicas e não só, como as finanças.” 
Manuel Almeida, Chega

“Numa das 9 lojas,  o presidente da câmara  já explicou a intenção de  funcionar uma espécie de bilheteira, um espaço de espera. O município tendo a oportunidade de um empreendedor que está a construir um edifício em pleno centro da cidade, pretende introduzir novas dinâmicas”
João Costa, PS

“É um bom negócio para o município. Nove lojas num espaço central daqueles é bom. Neste tipo de lojas que são cedidas à câmara municipal seria interessante ver lá a segurança social e a Loja do Cidadão, serviços que estão dispersos.”
Alcino Martins, BE

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Sub-17 da Oliveirense erguem o troféu de campeões
26/02/2024
“As sondagens têm um papel de condicionar o voto”
26/02/2024
CDU quer distribuição de riqueza
26/02/2024
Carlos Fonseca, o ‘pai’ do teatro oliveirense
26/02/2024
Biografia de Ferreira de Castro apresentada
26/02/2024
UNIR continua em falha
26/02/2024
Lulucabit, um talento oliveirense
26/02/2024
GM Macinhatense irá celebrar 89 anos
26/02/2024
PUB