Em
Correio de Azeméis

30 May 2022

Politicamente (in)correto

CHEGA

Manuel Almeida *

Amanhã comemora-se mais um Dia Mundial da Criança, e certamente não faltarão eventos dedicados às nossas crianças, e muito bem!
Mas, devemos aproveitar esta data para refletir sobre o que temos feito e que caminho devemos seguir para deixarmos um bom legado e prepararmos o futuro das nossas crianças.
Nos últimos 10 anos assistimos a uma quebra significativa da taxa de natalidade no nosso País, ao aumento da idade média das mães que passou dos 25 para os 30 anos e assistimos também ao aumento da diferença entre população com mais de 65 anos e população jovem. Isto é preocupante!
Não sou expert na matéria, mas existem vários factores que estão a contribuir para este inverno demográfico e muitos destes factores podem e devem ser atenuados. Os decisores do nosso País têm e devem pensar de forma diferente este tema e agir o quanto antes. São necessárias políticas direcionadas para os casais jovens!
Todos sabemos que cada vez é mais difícil um jovem casal encontrar uma casa para comprar ou mesmo para alugar, tal é o sucessivo aumento do custo de vida e a consequente perda do poder de compra, o que faz com que os nossos jovens permaneçam em casa dos pais durante mais anos; as burocracias, requisitos para a aquisição de habitação e todas as taxas e taxinhas inerentes, são outros dos principais obstáculos. É imperativo agilizar e simplificar todo este processo!
Oliveira de Azeméis não é excepção e por cá também podemos e devemos simplificar, agilizar e incentivar.
Os decisores autárquicos do nosso Concelho não podem teimar em ficar com a taxa máxima de IRS, quando temos concelhos vizinhos que reduziram e muito esta mesma taxa, porque desta forma não apoiamos os Oliveirenses e corremos o risco de alguns se deslocarem para outros concelhos, como tem acontecido.
Temos que criar as condições necessárias para a fixação de jovens casais no nosso Concelho e incentivar a natalidade.
É necessário criar condições para as nossas crianças crescerem e desenvolverem em segurança e de forma saudável neste belo concelho que muito tem para dar, basta existir coragem politica para o fazer.
As crianças de hoje serão os adultos de amanhã, mas também vivem e participam intensamente do aqui e agora!
* Presidente da Comissão Política  Concelhia do CHEGA
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Marcelo Marques deixou a Oliveirense e assinou pelo Anadia
4/02/2023
Yamagata assume a SAD Oliveirense
4/02/2023
Joaquim Jorge não tem dúvidas: “Mudança para bitola ibérica é a melhor solução”
3/02/2023
Mercado à Moda Antiga “com mais de 100 inscrições”
2/02/2023
Ainda sem garantias Polícia Municipal pode chegar em 2024
2/02/2023
Colisão entre carro e bicicleta deixou uma mulher ferida
2/02/2023
É oficial. Oliveirense apresentou Kazu Miura
1/02/2023
PETIÇÃO - LIGAÇÃO FERROVIÁRIA DIRETA AO PORTO
31/01/2023