24 Jul 2023
NO ÂMBITO DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE (JMJ)
489 peregrinos, oriundos de vários países, ficarão alojados no concelho de Oliveira de Azeméis nesta semana que antecede a Jornada Mundial da Juventude. Hoje à noite chegam os primeiros 63 peregrinos a Oliveira de Azeméis, vindos da República Dominicana.
A partir do dia 1 de agosto Lisboa irá ser palco das JMJ. Nesta semana que antecede o evento, denominada como ‘Dias na Diocese’, os peregrinos estrangeiros que irão participar na jornada começam a chegar ao nosso país. O concelho de Oliveira de Azeméis acolherá um total de 489 peregrinos. A maioria será acolhida por uma das 119 famílias de acolhimento e os restantes ficarão em espaços comunitários. Na cidade de Oliveira de Azeméis, só o pavilhão da Escola Básica e Secundária Soares Bastos acolherá um grupo de 91 alemães.
A distribuição dos peregrinos por freguesia:
Cucujães: Grupo de 135 italianos da Diocese de Bari);
Fajões: Grupo 15 polacos da Diocese de Sw. Piotra Apostola;
Loureiro: Grupo 25 brasileiros, da Diocese de São Paulo;
Macieira de Sarnes: Grupo de 49 peregrinos da Polónia;
Oliveira de Azeméis: Grupo de 63 peregrinos da República Dominicana; Grupo de 40 peregrinos da Polónia; 2 venezuelanos, da Diocese de Caracas; Grupo de 91 peregrinos da Alemanha;
Pinheiro da Bemposta: Grupo de 18 peregrinos da República Dominicana;
Santiago de Riba-Ul: Grupo de 21 italianos da Diocese de Bari;
São Roque: Grupo de 17 italianos da Diocese de Bari;
Ul: Grupo de 9 peregrinos da Espanha e 4 da Venezuela
Cucujães irá acolher 135 jovens e receberá a visita de 420
Na manhã de quinta-feira, um total de 173 italianos chegarão à vila de Cucujães, sendo que só 135 ficarão por terras cucujanenses. Os restantes serão acolhidos por São Roque e Santiago de Riba Ul. Na segunda-feira, dia 31 de julho, 420 peregrinos franceses passarão o dia em Cucujães, antes de rumarem a Lisboa.
Na noite de 19 de julho, o Comité Organizador Paroquial (COP) de Cucujães apresentou o programa dos ‘Dias na Diocese’. De 27 a 31 de julho Cucujães será lar para 135 peregrinos, colhidos no regaço das famílias de acolhimento ou da Quinta do Seminário. O COP de Cucujães preparou um programa que pretende dar a conhecer aos peregrinos forasteiros o que de melhor existe na vila, apelando à participação e entusiasmo de toda a população. Para além de vários serões de convívio, foram preparados imensas atividades de animação com a presença de vários artistas cucujanenses.
“Foi com grande alegria que recebemos a notícia não só de um grupo, mas dois que vão passar os Dias na Diocese em Cucujães, o segundo de uma forma diferente e mais informal. Surgiu-nos este presente e esta graça deste grupo francês. Resulta de um contacto de uma imigrante cucujanense em França que ficou tocada por Cucujães e falou com a sua diocese, a de Bordéus, para passar nesse dia por cá. Despedimo-nos, nessa manhã, de 135 jovens italianos e temos a graça de receber esses 420 franceses que quiseram passar aqui o dia em Cucujães”.
Samuel Cardoso, membro do Comité Organizador Paroquial de Cucujães
Quase duas centenas ficam na cidade
A cidade de Oliveira de Azeméis irá albergar um total de 196 peregrinos. Hoje, terça-feira, chegarão ao início da noite os primeiros 63 peregrinos, oriundos da República Dominicana que serão distribuídos pelas famílias de acolhimento. Na quarta-feira chegarão os restantes, com o grupo de 91 alemães a ficar alojados na Escola Básica e Secundária Soares Basto.
O Correio de Azeméis falou com Diogo Silva, membro do Comité Organizador Paroquial (COP) de Oliveira de Azeméis e Ricardo Bastos, o ex-vereador da câmara municipal que ficou incubido, por parte da autarquia, de agilizar esforços que garantam o bem estar das centenas de peregrinos que ficarão alojados no nosso concelho.
Diogo Silva começou por realçar que este “é um trabalho que já começou há muito tempo”. O grupo foi aumentando até chegar ao designado ‘COP alargado’ que inclui toda a equipa que irá garantir a boa estadia das centenas de peregrinos.Já Ricardo Bastos realçou o esforço necessário, sobretudo “em garantir transporte para todos”. Os peregrinos, para além das atividades nas freguesias, terão atividades no Porto o que implica a necessidade de transporte. “Conseguimos, com muito esforço, garantir transporte para todos os jovens, de todas as freguesias, que não o tinham assegurado. Estou aliviado”, confessou Ricardo Bastos. O ex-vereador esclareceu, ainda, que é a autarquia que suportará os custos desses transportes bem como os custos “dos 500 pequenos almoços, 100 almoços e 400 jantares que serão servidos pela Comissão de Melhoramentos do Pró- Outeiro”. No domingo, 30 de julho, o Parque de La Salette será palco de encontro e convívio de todos os peregrinos. A tarde irá começar com um almoço com todos os peregrinos e família de acolhimento. Não faltará o folclore através da atuação do ‘Rancho Folclórico Cravos e Rosas’, de Ul, com o final da tarde a ser desenhado pelos tons do DJ oliveirense Domingos Oliveira. As quase duas centenas de jovens irão despedir-se de Oliveira de Azeméis ao início da manhã de segunda-feira, 31 de julho.