Em
Correio de Azeméis

30 May 2022

‘Palco das Letras’ premeia escritores e leitores

Destaques Concelho

Evento organizado pela Biblioteca Municipal Ferreira de Castro

A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro organizou uma gala onde homenageou escritores/as locais, leitores/as em destaque da biblioteca municipal, bem como proceder à entrega de prémios às crianças e aos jovens que se distinguiram no 15º Concurso Nacional de Leitura e no 3º Campeonato PesquisOAZ.

Foi na sexta-feira à noite, 20 de maio, no ‘O Cinema’, na Praça da Cidade, que o evento decorreu, onde foram homenageadas diversas entidades ligadas à cultura e às letras. No final o evento ainda contou com um momento musical de jazz.
Rui Luzes Cabral, vereador da cultura, falou da importância destes eventos para o engrandecimento da cultura oliveirense. “É inquestionável o valor que tem de forma geral a cultura, neste caso, relacionada com os livros, as leituras, e tudo o que está associado. Foi o que nós aqui hoje celebramos (…)”, referiu em declarações à Azeméis TV/FM.
O vereador da cultura ainda mencionou o impacto positivo que estas premiações têm para a vida das crianças e dos mais jovens. “Saíram de casa, subiram ao palco, receberam uma pequena lembrança e isso no fundo acho que marca e faz com que essas crianças e jovens  sintam-se um pouco reconhecidas e fiquem até com um maior incentivo dentro delas para continuarem a gostar de ler a procurar novos livros (…) vale a pena nós apostarmos neste tipo de eventos já não é o primeiro ano que fazemos isto e aliamos no fundo esta distribuição de prémios também à homenagem a alguns escritores da terra (…).”, vincou aos microfones da Azeméis TV/FM.

“A verdadeira homenagem aos escritores ela só tem sentido quando dirigida para a única personalidade do nosso concelho, o Ferreira de Castro, que na minha opinião tem sido maltratado. (…) Sinto que realmente nós não somos coerentes. Dizemos uma coisa, exaltamos a figura de Ferreira de Castro, mas em muitas das ações concretas ele não é devidamente respeitado.”
Samuel Oliveira, escritor oliveirense homenageado 

 

 

 

“Para mim ser aqui homenageado foi muito importante porque sou de Oliveira de Azeméis, já fiz lançamentos aqui em Oliveira de Azeméis e pronto é a minha terra natal, apesar de eu morar em Águeda já há alguns anos, mas de qualquer forma é evidente que é a minha terra de origem.”
António Pina, escritor oliveirense homenageado

 

 

 

 

 

“Eu gosto muito de ler e leio pelo menos um livro por semana. Depende também dos testes que eu tenho nessa semana, mas eu gosto muito de ler leio assim mesmo por gosto. O que mais leio é fantasia e romance, eu tenho uma pequena biblioteca em casa.”
Carlota Almeida, aluna do 7º ano e autora do blog ‘Livros da Carlota’

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Jovem de 15 anos atropelada
30/01/2023
‘Carnaval de Pindelo’ promete arrasar
30/01/2023
Hattrick de Martinez na goleada da Oliveirense
30/01/2023
Três pontos garantidos já perto do final
30/01/2023
Homenagem a Henrique Vieira
30/01/2023
Juniores da Oliveirense golearam
30/01/2023
Estoril empresta Serginho à Oliveirense
30/01/2023
Anthony Carter chegou e já mostrou trabalho
30/01/2023