16 Nov 2023
Rui Paulo Rodrigues destaca este evento como sendo “uma plataforma importante e única no setor a nível nacional”
> CEO do Grupo Simoldes e vice-presidente da Cefamol
A Semana de Moldes, organizada pela CEFAMOL e pela CENTINFEM, é já um marco importante na agenda dos empresários da indústria dos moldes. Com cinco dias de palestras, debates e discussão de ideias para o presente e para o futuro, várias empresas relevantes no panorama nacional e internacional marcam presença neste evento, que acontece de dois em dois anos.
Em declarações ao Correio de Azeméis, o vice-presidente da CEFAMOL e CEO do Grupo Simoldes, Rui Paulo Rodrigues, afirmou que este evento “constitui uma plataforma importante e única no setor a nível nacional para a troca de conhecimentos, experiências e melhores práticas”, sendo uma oportunidade para os principais empresários da indústria “discutirem problemas e as soluções para os mesmos, partilharem as últimas inovações tecnológicas e até para começarem a desenhar parcerias estratégicas”.
Sobre o tema que define a Semana de Moldes 2023, a sustentabilidade, o vice-presidente referiu que “a abordagem sustentável na indústria de moldes é um imperativo, constituindo hoje uma condição necessária para se estar no mercado e um fator crítico de sucesso”, acrescentando que “os empresários precisarão de inovar e encontrar soluções que equilibrem o desenvolvimento e qualificação empresarial com a responsabilidade ambiental”.
Com a indústria dos moldes a atravessar uma fase mais volátil, Rui Paulo Rodrigues considera que “este evento oferece uma plataforma vital para a obtenção de insights valiosos, atualização sobre as últimas tendências e para aprender com especialistas do setor”, sendo por isso “mais cruciais do que nunca”.
Oliveira de Azeméis tem um papel de relevo no contexto nacional e internacional na indústria dos moldes e, para o vice-presidente da CEFAMOL, tem “desempenhado um papel notável no crescimento da indústria de moldes”, acrescentando que “a sua posição estratégica, infraestrutura robusta e o compromisso contínuo com a inovação tornaram a região um polo atrativo para empresas e entidades científicas, tecnológicas e de vários níveis de ensino”. Para Rui Paulo Rodrigues, o crescimento da indústria dos moldes em Oliveira de Azeméis “reflete a resiliência e a capacidade adaptativa da região, consolidando-a como um player importante”.
Grupo Simoldes na vanguarda do evento
Considerado como um dos maiores grupos europeus na indústria de moldes, o Grupo Simoldes vai marcar presença na Semana de Moldes 2023, que irá decorrer na Marinha Grande e em Oliveira de Azeméis, entre os dias 20 e 24 de novembro. No dia 21 de novembro, Gonçalo Caetano, do Grupo Simoldes, integrará um painel onde serão respondidas algumas questões sobre a sustentabilidade, um dos principais temas do evento. Já no dia 22, em Oliveira de Azeméis, Rui Tavares, gerente de operações do Grupo Simoldes, será o orador na conferência “Talentum Days”, cujo tema será “Os desafios da produtividade na Indústria de Moldes”.