O primeiro Campeonato Distrital de Aveiro (primeira categoria)

Desporto Atlético Clube de Cucujães 1922-2022 - Ano Centenário do Atlético Clube de Cucujães - Por CARLOS CORREIA

Na sua reunião de direção de 27-11-1924, a Associação de Futebol de Aveiro (AFA) deliberou que o primeiro campeonato distrital de Aveiro (primeira categoria), face ao grande número de clube inscritos e ao adiantado da época, seria disputado apenas por cinco equipas. Mais foi deliberado que três das equipas a disputar o campeonato seriam as do Espinho, Beira-Mar e Galitos, por se entender que seriam as mais fortes do distrito.
O Beira-Mar acabou por não disputar o primeiro campeonato distrital de Aveiro, tendo este sido disputado pelo Espinho, Galitos, Sanjoanense, Cucujães e Oliveirense (estes três últimos clubes foram apurados para disputar o campeonato através de uma prova por eliminatórias).
O Cucujães fica, pois, para a história como tendo pertencido ao restrito grupo de cinco clubes que disputou o primeiro campeonato distrital de Aveiro (primeira categoria).
O primeiro campeonato distrital de Aveiro foi, como era esperado, completamente dominado pelo Sporting Clube de Espinho, clube com larga experiência, pois desde 1914, ano da sua fundação, já disputava jogos oficiais no âmbito dos campeonatos da Associação de Futebol do Porto, onde esteve filiado até à constituição da AFA em 22-09-1924. A equipa do Espinho possuía jogadores muito evoluídos tecnicamente, tendo alguns deles vindo a envergar a camisola do F. C. Porto, por exemplo, Augusto ‘Simplício’ (autor do atual emblema do F.C. Porto) e Flávio Laranjeira, jogador que viria a casar-se em Oliveira de Azeméis, onde passou a residir e se encontra sepultado.
O primeiro jogo do primeiro campeonato distrital de Aveiro realizou-se a 18 de Janeiro de 1925, pelas 14 horas, entre o Cucujães e o Espinho, com vitória deste por 9-1. O jogo realizou-se no Campo de Além Rio, em São João da Madeira, pois o campo do Cucujães não cumpria as condições regulamentares. O jogo foi arbitrado por Rodolfo Albuquerque da União Desportiva Oliveirense (na época como ainda não havia um grupo próprio de árbitros, cada clube, aquando da sua inscrição na AFA, no início de cada época, tinha que indicar um árbitro, normalmente um jogador do clube, os quais eram depois nomeados pela AFA para arbitrar os jogos). 
A classificação do primeiro campeonato de Aveiro (primeira categoria) foi a seguinte:
1º Espinho - 16 pontos
2º Galitos de Aveiro -  10 pontos
3º Sanjoanense - 7 pontos
4º Cucujães - 5 pontos
5º Oliveirense - 2 pontos
O Espinho venceu todos os jogos, tendo sofrido apenas um golo.
O único golo sofrido pelo Espinho foi marcado pelo Cucujães no jogo inaugural do campeonato.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
PETIÇÃO - LIGAÇÃO FERROVIÁRIA DIRETA AO PORTO
31/01/2023
Trabalhar Para Mudar
31/01/2023
Politicamente (in)correto
31/01/2023
Pensar o Futuro
31/01/2023
Contraditório
31/01/2023
Visão de futuro
31/01/2023
Ainda os 100 anos do Correio de Azeméis
31/01/2023
As Pessoas. Certas.
31/01/2023