Em
Correio de Azeméis

17 Oct 2022

Mercado à Moda Antiga já tem data

Destaques Concelho

projeto ‘Pão de ul: uma profissão com história’ foi apresentado

Mercado à Moda Antiga foi anunciado, no dia 13 de outubro, pelo o presidente da câmara municipal, em conferência de imprensa, para os dias 20 e 21 de maio, com o tema principal este ano as Padeiras e os Padeiros de Ul.

Este ano o tema principal do Mercado à Moda Antiga serão os Padeiros e as Padeiras de Ul, uma forma de homenagear estas pessoas e o seu trabalho. Como habitualmente o local da festa será na zona histórica da cidade, e vão estar presentes “cerca de 90 coletividades, 70 artesãos e mais de 2 mil figurantes.” “ Aquilo que pretendemos é ter um cartaz direcionado para os padeiros e padeiras de Ul, para promoverem o vosso trabalho e o vosso produto”, explicou o presidente da câmara municipal, Joaquim Jorge.  No mesmo dia foi ainda apresentado o novo projeto da autarquia: ‘Pão de Ul: uma profissão com história’. A iniciativa terá como principal base a promoção do famoso pão de Ul. “A câmara municipal, a Associação dos Produtores de Pão de Ul e a agência Panifica Portugal estamos a tentar obter uma identificação geográfica protegida, onde temos uma chancela desta zona, e dizer que este produto que é produzido nesta área tem características especiais, que o tornam único e é importante preservar para o futuro”, afirmou o edil.  
Durantes 26 semanas através de entrevistas, vídeos e biografias, o município, com este projeto, vai dar a conhecer o dia a dia destas pessoas, do seu trabalho, de forma a contar as suas histórias. No final deste trabalho, todos os vídeos e fotos vão ser reunidos para o final de 2023, e será montada uma exposição inaugurada no Dia Mundial do Pão, em outubro. Além disto, vai ser publicado um livro na mesma altura, onde serão contadas as histórias sobre este produto e as pessoas que o produzem.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Marcelo Marques deixou a Oliveirense e assinou pelo Anadia
4/02/2023
Yamagata assume a SAD Oliveirense
4/02/2023
Joaquim Jorge não tem dúvidas: “Mudança para bitola ibérica é a melhor solução”
3/02/2023
Mercado à Moda Antiga “com mais de 100 inscrições”
2/02/2023
Ainda sem garantias Polícia Municipal pode chegar em 2024
2/02/2023
Colisão entre carro e bicicleta deixou uma mulher ferida
2/02/2023
É oficial. Oliveirense apresentou Kazu Miura
1/02/2023
PETIÇÃO - LIGAÇÃO FERROVIÁRIA DIRETA AO PORTO
31/01/2023