Maria Gonçalves, 102 anos de amor à família

Destaques Concelho

Maria Gonçalves tem 8 filhos, 19 netos, 22 bisnetos e 5 trinetos

Maria Gonçalves, de Santiago de Riba Ul, celebrou no dia 15 de abril, 102 anos de histórias. A família celebrou a data com um almoço convívio. Maria Gonçalves tem 8 filhos, 19 netos, 22 bisnetos e 5 trinetos.

Maria Gonçalves, a ‘avó Micas’ ou ‘avó velhinha’, conheceu Santiago de Riba Ul num passeio. Veio de Cinfães do Douro e foi amor à primeira vista por uma “terra que a recebeu tão bem”. Foi com este enquadramento que Maria Gonçalves começou a contar algumas das suas histórias e são tantas as que cabem em 102 anos. Dona de uma memória invejável, lembrou os tempos por terras do Douro em “que andava sempre de um lado para o outro.” No seio da família, Maria Gonçalves revelou-se “muito feliz”, afirmando que a reunião com a família foi “o melhor presente que poderiam ter dado”. Ao apagar das velas, seguiram-se momentos de carinho e ternura, com toda a família a querer mimar a ‘avó Micas’. A Azeméis TV/FM acompanhou as celebrações a convite do neto Fernando Pina. 
 

“Sou o único rapaz e sinto-me bem no meio de tantas senhoras. São muito netos e bisnetos. Trabalhamos todos no campo até a idade adulta. Fomos sempre uma família muito unida”.
José Costa, filho

“Ouço constantemente que todos querem ser como a avó. Viver até onde ela viveu, passar pelo que passou. Ela é o ícone da família. A família tem sido o seu grande apoio, principalmente nos últimos anos. Fica sempre contente quando recebe uma visita e este tipo de convívios dão-lhe uma força diferente”. 
Maria Brito, bisneta

“Gosto muito de ouvir as histórias dela, porque, realmente, as coisas eram muito diferentes daquilo que são agora. Ela sempre se cuidou muito bem e a família sempre ajudou”.
Miriam Aguiar, trineta

“Tenho muito orgulho pela avó que tenho. Digo-lhe obrigado por me ter ajudado a criar. É uma avó que está sempre no meu coração”.
Anabela Pina, neta

“Penso que parte do segredo é não lhe faltar nada. Carinho, comida e a medicação a tempo e horas. Está o dia todo a falar das coisas que se passaram. Lá em casa somos como uma família”. 
Rosa Silva,  cuidadora de  Maria Gonçalves

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Vitória arrancada a ferros
2/10/2023
Apatia do Cesarense vale derrota
2/10/2023
Gonçalo Noites vence ucraniano e está na meia-final da Taça do Mundo
2/10/2023
Oliveirense entrou a ganhar no Campeonato
2/10/2023
Carregosense e Macieirense dividem pontos no dérbi
2/10/2023
Cucujães venceu com goleada
2/10/2023
Fábio Rosas garantiu os três pontos para o S. Roque
2/10/2023
Oliveirense empata na receção ao candidato Santa Clara
30/09/2023
PUB