Em
Correio de Azeméis

30 May 2022

Mais de metade do concelho já tem saneamento

Destaques Concelho

Segundo a câmara municipal, mais três mil fogos foram dotados de rede de saneamento

Foi concluído um investimento de 4.3 milhões de euros para alargar a rede de saneamento de águas residuais e de abastecimento de água no concelho que abrangeu sete freguesias: Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba-Ul, Travanca, São Roque, Nogueira do Cravo, Cucujães e Macieira de Sarnes. Assim, mais de metade do município passou a ter acesso à rede pública de saneamento com o devido tratamento das águas residuais, em resultado do investimento levado a cabo pela INDAQUA, em parceria com a câmara municipal.

Em declarações ao Correio de Azeméis, a empresa gestora da água referiu que “no geral, este o plano de investimentos permitiu que cerca de 3000 habitações, num total de 6.110 habitantes, passassem a ter acesso à rede pública de saneamento”. Nas freguesias abrangidas, a taxa de cobertura é já “muito mais expressiva” após o alargamento concretizado, contando, em todas elas, com valores a superar os 80 e os 90 por cento. Neste momento, Oliveira de Azeméis conta com uma taxa de cobertura de rede de saneamento de 93,4, por cento, Santiago de Riba-Ul de 81,5 por cento, Nogueira do Cravo de 93,5 por cento, Travanca de 35,3 por cento, São Roque de 92,3 por cento, Cucujães de 84,5 por cento e Macieira de Sarnes de 90,3 por cento. 
Segundo a INDAQUA, o investimento permitiu, ainda, “uma extensão de 5,5 quilómetros na rede de abastecimento de água, nas localidades intervencionadas onde esta ainda não estava disponível”, referiu, em declarações ao Correio de Azeméis. 
Como referiu a concessionária de Oliveira de Azeméis “os serviços de abastecimento público de água e saneamento de águas residuais são cruciais para o bem-estar da população”. “Para além da conveniência - sempre disponíveis, sem interrupções, com qualidade e assistência técnica garantidas -, são sinónimo de qualidade de vida, de proteção da saúde púbica e do ambiente”, explicou a empresa.  A adesão a este serviço é gratuita e inclui os ramais de ligação com extensão até 20 metros, contador e vistorias técnicas. 

 

 

 

Ligue-se à rede: 
Para solicitar a adesão ao serviço, poderão ser usados os seguintes contactos: [email protected]; 256 690 150; https://indaquaoazemeis.pt/. O pedido de ligação pode ainda ser feito presencialmente.

 

Mais três mil fogos dotados de rede de saneamento no concelho
Em declarações ao Correio de Azeméis, a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis deu a conhecer que concluído o plano de investimentos a cargo da INDAQUA, as taxas de cobertura nas sete freguesias abrangidas resulta num incremento de mais de três mil fogos dotados com rede de saneamento no concelho. O investimento levado a cabo pela empresa gestora da água e do saneamento permitiu “estender a rede de rede de saneamento em quase 50 quilómetros”.

“Os serviços de abastecimento público de água e saneamento são cruciais para o bem-estar da população”
Cerca de mais três mil habitações do concelho estão abrangidas pela rede de saneamento, através do investimento levado a cabo pela INDAQUA. Contudo, em todas as localidades abrangidas, “existem alojamentos cujos proprietários ainda não efetuaram a ligação à rede”. Em declarações ao Correio de Azeméis, a concessionária referiu que esta “é uma problemática transversal a todo o concelho, onde a taxa de adesão aos serviços públicos de abastecimento de água e saneamento é baixa”. No município existem “7.208 alojamentos com serviço de abastecimento de água disponível, mas que ainda não estão ligados à rede”. “No caso do saneamento, isto acontece em 3.438 alojamentos”, explicou a empresa. “Ao aderirem à rede pública de saneamento, estão a assegurar que os seus esgotos têm o devido encaminhamento para tratamento e posterior devolução ao ambiente com total segurança”, acrescentou. 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Marcelo Marques deixou a Oliveirense e assinou pelo Anadia
4/02/2023
Yamagata assume a SAD Oliveirense
4/02/2023
Joaquim Jorge não tem dúvidas: “Mudança para bitola ibérica é a melhor solução”
3/02/2023
Mercado à Moda Antiga “com mais de 100 inscrições”
2/02/2023
Ainda sem garantias Polícia Municipal pode chegar em 2024
2/02/2023
Colisão entre carro e bicicleta deixou uma mulher ferida
2/02/2023
É oficial. Oliveirense apresentou Kazu Miura
1/02/2023
PETIÇÃO - LIGAÇÃO FERROVIÁRIA DIRETA AO PORTO
31/01/2023