5 Jun 2023
SISTEMA DE ILUMINAÇÃO E AQUECIMENTO PARA A INDÚSTRIA AUTOMÓVEL
O Grupo Simoldes apresentou os resultados do projeto ‘LH4Auto’ que tem como grande objetivo encorajar o desenvolvimento de peças multifuncionais numa matriz termo plástica com capacidades de iluminação e aquecimento para aplicação automóvel.
O projeto resultou do consórcio entre a Simoldes Plásticos, a Stellantis de Mangualde e a Fibrenamics-Universidade do Minho. Durante a manhã do dia 1 de junho, o Centro de Ensaios do Grupo Simoldes, em Oliveira de Azeméis, recebeu a sessão de apresentação de resultados onde estiveram representantes das entidades que constituem o consórcio. Carla Alexandra Silva, research and innovation project manager, falou com a Azeméis TV/FM e explicou que o grande objetivo passa por encontrar soluções funcionais de iluminação e aquecimento, mais simples, com menos componentes, com materiais mais leves, menos espaçosos o que permitirá aumentar a autonomia dos veículos, com a preocupação da sustentabilidade ambiental e da redução da pegada de carbono.
“A parte da iluminação é feita através da eletroluminescência. Esta tecnologia permite trabalhar superfícies 3D, ocupa menos espaço, pesa menos que as peças presentemente em uso e , consumindo menos energia, permite aumentar a autonomia dos veículos. No caso das superfícies aquecidas foram trabalhadas e desenvolvidas três tipos de tecnologia. A ‘aditivação’ do polímero com nanopartículas de carbono o que permite que a peça injetada com este polímero funcional aqueça. As outras tecnologias de aquecimento são: através do revestimento no verso da estrutura de decorativa flexível de base têxtil ou não têxtil, material decorativo que permita embelezar a peça ou com têxtil, malha ou tecido, produzido com fios condutores que permitem o aquecimento da superfície pela estrutura decorativa têxtil”.
Carla Alexandra Silva, research and innovation project manager
Legenda da foto: Da esquerda para a direita: António Baptista, Coordenador da área de Engenharia do Produto- Centimfe, Fernando Cunha, Executive Director - Fibrenamics - University of Minho, João Bessa, Technology Manager - Fibrenamics - University of Minho, Sandra Meneses, responsável Inovação e Performance Industrial- Stellantis Mangualde, Jaime Monteiro, Research and Innovation Manager – Simoldes Plásticos, João Sampaio, Designer de Produto – Pixartidea, Carla Alexandra Silva, Research and Innovation Project Manager- Simoldes Plásticos, Dina Esteves, ScienTech Researcher - Fibrenamics - University of Minho, Usha Sanivada, ScienTech Researcher - Fibrenamics - University of Minho