Garagem Justino, estradas, rede de transportes, escolas, habitação e TeMA

Destaques Reuniões de Cãmara e Assembleia Municipal Concelho

Assembleia decorreu ontem na BM Ferreira de Castro

Ao fecho desta edição está a decorrer a Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis, na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, a reportagem estará completa na próxima edição, destacamos algumas intervenções de cidadãos e do período antes da ordem do dia.

A primeira intervenção, foi feita pelo deputado do PSD, Fernando Pais, que questionou o presidente Joaquim Jorge sobre a aquisição da Garagem Justino, que foi aprovada em 2018. O deputado acrescentou que na altura Joaquim Jorge referiu que a intenção era fazer deste espaço um grande centro cultural, com exposições permanentes com artistas locais e internacionais. Referiu ainda que o custo da garagem seria de 550 mil euros, questionando como se encontra o processo, após cinco anos da aprovação da aquisição do espaço. Joaquim Jorge referiu que está previsto para 2024 o início dessa requalificação.
A segunda intervenção, feita pelo deputado do PS, José Lourenço, que questionou sobre o regulamento de apoio ao movimento associativo, tendo o presidente Joaquim Jorge referido que, mesmo sem a existência de um regulamento, nenhuma associação deixou de ter apoio por parte da câmara.
Na terceira intervenção, feita pela deputada Maritza Valente, do PSD, foi feita a questão ao presidente sobre as estradas do concelho. A deputada referiu que teve a informação de que irão ser intervencionadas vias em 2024, com o plano recentemente divulgado e cujo valor chega aos 3.3 milhões de euros, questionando Joaquim Jorge se as vias que não estão na lista vão ser intervencionadas também. 
Na quarta intervenção, feita por António Godinho, questionou o presidente sobre o sentido das estradas à frente do Gemini, que depois de já ter referido na última assembleia, a sinalização continua incorreta, perguntando se o executivo está à espera que aconteça uma situação menos agradável.
A quinta intervenção foi levada a cabo por Rui Rocha, deputado do PS, que abordou o tema da nova rede de transportes, UNIR, e questionou como está a ser feita a transmissão de informação aos oliveirenses sobre o início desta rede no dia 01 de dezembro e se existirá algum apoio por parte do município neste período inicial de adaptação. 
Já a sexta intervenção, feita pela deputada do PSD, Rita Costa, abordou o tema das más condições nas escolas do concelho, nomeadamente da Escola Ferreira da Silva e da Escola de Fajões. 
Na sétima intervenção, feita pela deputada do PS, Daniela Silva, abordou o assunto do novo teatro municipal, referindo que o TeMA deve ser a âncora da política cultural, mas a política cultural não se esgota no TeMA. 
Na oitava intervenção da tarde, o deputado do PSD, Francisco Silva, questionou o presidente Joaquim Jorge sobre como se encontra o ponto de situação do regulamento do funcionamento do novo teatro municipal, das licenças e do programador cultural. 
Na penúltima intervenção, o deputado do PS, João Costa, abordou o tema da habitação, referindo que neste momento é impossível a compra de habitação para jovens, questionado sobre qual tem sido a procura dos jovens oliveirenses ao programa de apoio lançado pela câmara.
Na última intervenção, a deputada do PSD, Helga Correia, abordou a nova rede de transportes, UNIR, referindo que ainda não existem os horários disponíveis no site da rede e que detetou divergências nas rotas apresentadas, finalizando que é preciso facilitar o acesso a estas informações pois grande parte da população que utiliza este tipo de transportes tem uma literacia digital mais baixa, comparativamente aos jovens.
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Sub-17 da Oliveirense erguem o troféu de campeões
26/02/2024
“As sondagens têm um papel de condicionar o voto”
26/02/2024
CDU quer distribuição de riqueza
26/02/2024
Carlos Fonseca, o ‘pai’ do teatro oliveirense
26/02/2024
Biografia de Ferreira de Castro apresentada
26/02/2024
UNIR continua em falha
26/02/2024
Lulucabit, um talento oliveirense
26/02/2024
GM Macinhatense irá celebrar 89 anos
26/02/2024
PUB