Faleceu Licínio Vieira Dias

Destaques Concelho

Primeiro presidente da Câmara Municipal em democracia

Nascido em Vale de Cambra, o Eng. Licínio Vieira Dias chegou a Oliveira de Azeméis criança ainda e no extinto Colégio principiou o percurso escolar, prosseguido na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
António Magalhães

A actividade política iniciou-a na Comissão Administrativa que geriu a Câmara Municipal no período subsequente a 25 de Abril; eleito pelo PSD assumiria a presidência nas eleições de Dezembro de 1976, com que se instituiu o Poder Local, razão por que, em sinal de luto, foi hasteada a bandeira do município. 
Naturalmente que a obra realizada na sua presidência não cabe nos estreitos limites de um breve apontamento, mas importará referir o vasto punhado de realizações, quando não existia ainda qualquer Lei das Finanças Locais e os municípios viviam subjugados pelas escassas dotações do Poder Central. 
Com uma débil estrutura – o Eng. Aníbal Delgado era o único quadro superior! - foi tempo da organização dos serviços técnicos, da criação dos serviços municipalizados da água e da luz, do primeiro estudo do plano de urbanização, da aquisição dos terrenos onde se instala a nossa zona escolar e desportiva, também o nosso pavilhão, a compra da chamada “casa das escadas redondas”, embrião do Arquivo Municipal, também da “quinta de Lações”, aqui se iniciando o primeiro esforço de habitação social. 
Esteve ainda na Cooperativa de São Miguel, responsável pelo auspicioso projecto da nossa Pousada, patrocinou as comemorações do cinquentenário de “A Selva”, evidenciaram-se preocupações no mundo da Cultura. 
Alguém escreveu um dia que “na actividade política nem há memória, nem há gratidão”. Mas a análise serena da história da vida autárquica oliveirense, que só o distanciamento permite, haverá de encontrar espaço para a recordação do iniciador do nosso Poder Local.

“O Eng.Licinio Vieira Dias foi o primeiro Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azemeis, eleito nas primeiras eleições democráticas após o 25 de Abril.
A ele se devem iniciativas públicas e políticas relevantes para o nosso concelho.
Assim, nesta hora difícil, é elementar que se recorde esse passado, e se expresse à sua família e amigos os mais sentidos votos de muito pesar. 
Que descanse em Paz.”
Comendador Casimiro de Almeida

“O engenheiro Vieira Dias foi uma figura importante em Oliveira de Azeméis, não só a nível familiar como também empresarial e exerceu um mandato na câmara municipal em momentos conturbados da vida política nacional, mas também desempenhou o papel dele dentro das limitações e das possibilidades existentes após uma revolução. Prestou um serviço à comunidade oliveirense e devemos estar todos gratos”.
António Rodrigues, presidente da Associação de Solidariedade Social de Loureiro

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Marcelo Marques deixou a Oliveirense e assinou pelo Anadia
4/02/2023
Yamagata assume a SAD Oliveirense
4/02/2023
Joaquim Jorge não tem dúvidas: “Mudança para bitola ibérica é a melhor solução”
3/02/2023
Mercado à Moda Antiga “com mais de 100 inscrições”
2/02/2023
Ainda sem garantias Polícia Municipal pode chegar em 2024
2/02/2023
Colisão entre carro e bicicleta deixou uma mulher ferida
2/02/2023
É oficial. Oliveirense apresentou Kazu Miura
1/02/2023
PETIÇÃO - LIGAÇÃO FERROVIÁRIA DIRETA AO PORTO
31/01/2023