Desilusão

Bilhete Postal

Eduardo Costa *

“Portugal é de confiança, tem estabilidade e contas certas”. O rodapé com esta afirmação aparecia no ecrã da têvê. Por cima deste, uma outra afirmação. “Caos no aeroporto de Lisboa”, com dezenas de voos cancelados e muitos turistas a afirmarem-se irritados, e a relatar que nem informação tinham. 
Somos assim. Vendemos bem a ideia de que somos um país bom para visitar e viver e depois espalhamos na toalha todo o tipo de nódoas. Nós, portugueses, estamos mais do que habituados (lamentavelmente!). Os estrangeiros não terão essa tolerância. São convidados a viver num país que se permite ao luxo de ter em permanência cancelamentos de voos, que se precisarem do serviço de saúde, para um parto por exemplo, terão que percorrer vários hospitais até encontrar um com capacidade para o servir. Como agora, em pleno verão, o hospital do Algarve a fechar o serviço de pediatria. Uma criança estrangeira a passar férias não tem assistência se necessitar! Lamentável. 
E a desilusão maior é que não corre mal pela falta de dinheiro, como disse o ministro das finanças. É mesmo pela incapacidade crónica que temos de saber gerir. 
Mais de dois milénios depois, continuamos a ser aquela gente que não se sabe governar, nem deixa que a governem. Como disse o cônsul romano ao seu imperador. 
Dói. Para quem estima o seu país, olha-se com desilusão e preocupação. Pois o nosso presente e futuro está em muito no turismo. Está também dependente do investimento estrangeiro. Por isso é ainda mais preocupante a repetida desorganização dos nossos serviços públicos. De comissão em comissão, de discurso em discurso, de promessa em promessa. Não se vê luz ao fundo do túnel! 
  * Jornalista, presidente da  Associação  Nacional da Imprensa Regional “
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Marcelo Marques deixou a Oliveirense e assinou pelo Anadia
4/02/2023
Yamagata assume a SAD Oliveirense
4/02/2023
Joaquim Jorge não tem dúvidas: “Mudança para bitola ibérica é a melhor solução”
3/02/2023
Mercado à Moda Antiga “com mais de 100 inscrições”
2/02/2023
Ainda sem garantias Polícia Municipal pode chegar em 2024
2/02/2023
Colisão entre carro e bicicleta deixou uma mulher ferida
2/02/2023
É oficial. Oliveirense apresentou Kazu Miura
1/02/2023
PETIÇÃO - LIGAÇÃO FERROVIÁRIA DIRETA AO PORTO
31/01/2023