Em
Correio de Azeméis

27 Jun 2022

Desfile dos bombeiros nos 116 anos

Destaques Concelho

Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis festejaram o 116 anos ao lado dos oliveirenses

No dia 24 de junho a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis celebrou os seus 116 anos. No âmbito dessas comemorações realizou-se no sábado, 25 de junho, uma sessão solene, onde foram recebidas diferentes entidades e feitas diversas promoções e condecorações aos bombeiros.

Estas celebrações já começaram no fim de semana anterior, 18 de junho, com a romagem aos cemitérios em homenagem aos bombeiros que já partiram e fizeram parte da corporação de Oliveira de Azeméis. No último dia, 25 de junho, além da sessão solene, houve a cerimónia protocolar do hastear das bandeiras, missa de sufrágio e o dia encerrou com um convívio para todos os presentes na sessão solene, no quartel dos bombeiros. Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal, relembrou a importância de uma instituição como os bombeiros para a comunidade em geral. “É uma instituição que é fundamental para o nosso cotidiano, que nos ajudam quando nós mais precisamos. Está sempre presente num registo de solidariedade e disponibilidade. Portanto, este aniversário é a celebração do impacto, do trabalho, da importância desse mesmo trabalho, que esta instituição tem na comunidade de Oliveira de Azeméis”, referiu em declarações à Azeméis TV/FM.A corporação dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis é da mais antigas do distrito de Aveiro, sendo a quinta mais antiga do distrito e está entre as três corporações que realiza mais serviços.

“É tradição fazerem-se as progressões dos bombeiros e a atribuição das medalhas de antiguidade e fazerem-se algumas homenagens. É com muita satisfação que nós o fazemos neste tipo de evento. São eles que nos garantem a existência da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis, e é para nós importante garantirmos que existem progressões. Aliás, nós estamos esperançados que em setembro tenhamos os nossos estagiários integrados no nosso corpo ativo.”
João Pinho, presidente da AH dos Bombeiros Voluntários de OAZ

“São 116 anos de muito trabalho, sacrifício, por muitos homens e mulheres que trabalharam ao longo dos anos, para que consigamos ter uma associação e uma corporação e prestar um serviço de excelência e qualidade. Relativamente às condecorações e progressões é algo que nos orgulha, significa que ainda temos pessoas que muito deram e ainda terão para dar à causa e esse será o caminho de promover e reconhecer o trabalho destes profissionais.”
António Justino, comandante dos Bombeiros Voluntários 

“Quero deixar os parabéns, em nome da Liga dos Bombeiros Portugueses, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de O. Azeméis pelos seus 116 anos. Hoje verificamos que mais uma vez a corporação de Oliveira de Azeméis, nota-se a vitalidade e verificamos com a apresentação do corpo de bombeiros. Obviamente tivemos aqui o premiar dos anos de serviço dos seus operacionais, e o aniversário serve mesmo para isso. Com as progressões é uma forma de isentivo, para que os homens e mulheres dos bombeiros, possam corresponder às expectativas de uma comunidade que necessita deste apoio. Um apoio dado de um grupo de voluntários, que dá em si sem nunca pensar em si e pensar sim nos outros.”
Vitor Machado, comandante e representante da Liga dos Bombeiros Portugueses 
 

Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis promoveram desfile motorizado e apeado 
No dia 24 de junho a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis celebrou os seus 116 anos. Nessa mesmo dia, no âmbito dessas comemorações, os bombeiros organizaram um desfile apeado e motorizado entre o Quartel Sede e o Quartel Operacional, que percorreu as ruas da cidade.

 

Foto Alfredo Pinho


 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Mercado à Moda Antiga “com mais de 100 inscrições”
2/02/2023
Ainda sem garantias Polícia Municipal pode chegar em 2024
2/02/2023
Colisão entre carro e bicicleta deixou uma mulher ferida
2/02/2023
É oficial. Oliveirense apresentou Kazu Miura
1/02/2023
PETIÇÃO - LIGAÇÃO FERROVIÁRIA DIRETA AO PORTO
31/01/2023
Trabalhar Para Mudar
31/01/2023
Politicamente (in)correto
31/01/2023
Pensar o Futuro
31/01/2023