CPLP visitou indústria oliveirense

Concelho

AECOA foi a promotora desta visita de três dias ao concelho

De 18 a 20 de maio uma comitiva de diplomatas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) esteve em Oliveira de Azeméis, onde visitaram algumas das empresas do concelho com vista a potenciar as relações comerciais entre os países.
Na receção oficial aos representantes da CPLP e do Secretariado Executivo, num jantar no hotel Dighton, o presidente da câmara municipal, Joaquim Jorge, falou das vantagens económicas que advém desta visita, com a possibilidade de “aprofundar os laços de vários povos que têm uma história e um passado em comum”. “Este é o momento que vai permitir que estes países amigos contactem com a realidade do nosso concelho. O programa é recheado de visitas a grandes empresas e estabelecer contactos entre as partes e, eventualmente, acordos de parceria que permitam uma colaboração que resulte no interesse de todos no interesse coletivo das partes”, explicou o edil em declarações à Azeméis TV/FM.
A visita dos representantes da CPLP, a convite da Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis, envolveu contactos com empresas ligadas aos setores agroalimentar, moldes e metalomecânica. 

“Nós dentro do nosso propósito de desenvolver a diplomacia económica, dar mais visibilidade aos empresários oliveirenses, tivemos connosco concretamente Teófilo Fonseca que tem vasta experiência de trabalho nos países de língua oficial portuguesa, e então conversarmos nesta ideia de estreitar os nossos laços com os países que falam a mesma língua, foi uma oportunidade (…).”
António Pinto Moreira, diretor executivo da AECOA

“Isto surgiu no fundo de um encontro de pessoas que se conhecem, eu por trajeto profissional, que já trabalhei em vários países (…) e na sequência foi me colocada a questão de a CPLP pode fazer um evento de interação com empresas que tivessem alguma relevância, dimensão e negócios com países da CPLP. Juntando esse lado, com o facto de ser oliveirense e termos em Oliveira de Azeméis empresas de variados setores internacionalizadas em toda a parte do mundo, obviamente não deixei de procurar que esta visita fosse feita cá (…).”
Teófilo Fonseca, principal promotor da visita da CPLP


“Tem sido muito interessante, tivemos a oportunidade de visitar, até hoje (18 de maio), duas empresas a ‘Nova Arroz’ e a ‘Caçarola’. Conseguimos aperceber-nos da forma como toda a estrutura económica das duas empresas está montado. Ficamos muito satisfeitos com o que vimos a ‘Nova Arroz’ é uma empresa onde nos foi contada um pouco da história de sucesso da própria empresa. Chegámos a conhecer também toda a cadeia produtiva que leva até digamos arroz ao consumidor. O arroz é um produto importante para todos nós, para os nossos países (…).”
Embaixador Armindo Fernandes, em representação do secretário executivo da CPLP e diretor geral da CPLP 

“É um grande prazer estarmos aqui nesta cidade. Esta visita enquadra-se no quadro da presidência angolana. A presidência angolana da CPLP elegeu o pilar económico como a meta a atingir. Luanda albergou a décima terceira conferência de chefe de estado do governo e aí uma das decisões foi criar um novo objetivo geral da organização, que é a cooperação económica empresarial, por isso é que nós viemos, para conhecer a realidade de Oliveira de Azeméis.”
Embaixador Oliveira Encoge, presidente do Comité de Concertação Permanente em exercício da CPLP

Vista ao Grupo Simoldes
Vista ao Grupo Lactogal
Vista à Caçarola
Vista ao Grupo Ferpinta
Vista ao Grupo Ferpinta - Herculano
Vista ao Grupo Fersil
Vista à Novarroz

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
PETIÇÃO - LIGAÇÃO FERROVIÁRIA DIRETA AO PORTO
31/01/2023
Trabalhar Para Mudar
31/01/2023
Politicamente (in)correto
31/01/2023
Pensar o Futuro
31/01/2023
Contraditório
31/01/2023
Visão de futuro
31/01/2023
Ainda os 100 anos do Correio de Azeméis
31/01/2023
As Pessoas. Certas.
31/01/2023