Contraditório

PSD

Nuno Pires *

 

Portugal foi a votos no domingo e os portugueses,  de forma livre e exemplar, participaram neste acto eleitoral, mobilizaram-se e a abstenção reduziu.
António Costa conseguiu uma vitória inequívoca e expressiva, captou o voto útil da esquerda numa clara transferência de votos do BE e da CDU para o PS e é o vencedor da noite.
Isso acabou por permitir que o Partido Socialista alcançasse uma (surpreendente) maioria absoluta e resolve a questão da estabilidade e governabilidade do país.
O Partido Social Democrata fica muito aquém das expectativas e do objetivo a que se propôs. Ao contrário do PS, não conseguiu captar o voto útil da direita e isso traduziu-se no crescimento do Chega que sobe de 1 para 12 deputados e da Iniciativa Liberal que sobe de 1 para 8 deputados.
Com este resultado, e mesmo com a maioria absoluta do PS, em comparação com as legislativas  de 2019, a esquerda junta perde deputados face à direita, mesmo com o desaparecimento do CDS.
Parabéns aos vencedores, honra aos vencidos.
Sou dos que olha para política como um ato de cidadania, de participação cívica onde deve prevalecer a defesa de causas e convicções, onde se respeita os adversários e se aceita a vontade do povo que é manifestada por eleições.
Nem sempre ganhamos, mas no caminho fica a certeza de que estamos sempre a aprender. 
Ao Partido Social Democrata compete agora a construção de uma alternativa forte e sustentada a bem da alternância democrática.
Aproveito para felicitar e desejar um bom mandato à Helga Correia e ao Bruno Aragão que serão os dois oliveirenses com assento na Assembleia da República.
* Presidente da Concelhia do  PSD

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Marcelo Marques deixou a Oliveirense e assinou pelo Anadia
4/02/2023
Yamagata assume a SAD Oliveirense
4/02/2023
Joaquim Jorge não tem dúvidas: “Mudança para bitola ibérica é a melhor solução”
3/02/2023
Mercado à Moda Antiga “com mais de 100 inscrições”
2/02/2023
Ainda sem garantias Polícia Municipal pode chegar em 2024
2/02/2023
Colisão entre carro e bicicleta deixou uma mulher ferida
2/02/2023
É oficial. Oliveirense apresentou Kazu Miura
1/02/2023
PETIÇÃO - LIGAÇÃO FERROVIÁRIA DIRETA AO PORTO
31/01/2023