Construir o futuro

CDS

Clemente Pinto *

Restaurar as ligações humanas
Noreena Hertz no seu livro O Século da Solidão (Temas e Debates, Maio de 2021) apresenta-nos vários factos e indicadores que atestam a forma como, de vários modos, temos vindo a ficar cada vez mais isolados.

Aquela constatação é, também, acompanhada de várias sugestões no sentido de “como restaurar as ligações humanas”, três das quais me atrevo a partilhar aqui.
Em Chicago (USA), foram edificados três empreendimentos públicos de habitação dotados de delegações da Biblioteca Pública para originarem um impacto positivo na coesão social. Com efeito, as bibliotecas são locais de reforço da integração social e inter-geracional.
No Reino Unido, para minimizar os efeitos da pandemia em 2020 e 2021, as contribuições autárquicas do comércio de rua foram reduzidas para metade. Ora, o que se pretende é que esta redução passe a ter aplicação definitiva. Na verdade, o comércio local de qualidade, é muito importante para que as cidades se tornem mais acolhedoras e os mais frágeis não fiquem privados do acesso a diversos bens e serviços pela dificuldade de deslocação.
Finalmente, em Barcelona estão a ser concebidas zonas residenciais (designados por superblocos) em que a circulação automóvel não é possível e em que são implantadas zonas para projectos comunitários de livre acesso, como parques infantis, jardins e espaços para eventos ao ar livre. Já foram implementados 6 dos 503 superblocos previstos.
Os residentes destes superblocos sentem que os seus bairros são mais seguros, as ligações sociais são mais fortes e frequentes, as crianças brincam na rua sem o risco de serem atropeladas e os mais frágeis tendem a sair mais de casa, assim diminuindo o isolamento social que tem vindo a ocorrer na maioria das cidades.
* Presidente da Mesa do Plenário  concelhio do CDS
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Mercado à Moda Antiga “com mais de 100 inscrições”
2/02/2023
Ainda sem garantias Polícia Municipal pode chegar em 2024
2/02/2023
Colisão entre carro e bicicleta deixou uma mulher ferida
2/02/2023
É oficial. Oliveirense apresentou Kazu Miura
1/02/2023
PETIÇÃO - LIGAÇÃO FERROVIÁRIA DIRETA AO PORTO
31/01/2023
Trabalhar Para Mudar
31/01/2023
Politicamente (in)correto
31/01/2023
Pensar o Futuro
31/01/2023