Construir o futuro

CDS

António Pinto Moreira *

Aquando das celebrações da elevação de Oliveira de Azeméis a cidade, veio sussurrada a ideia de transferir o feriado municipal para o dia da cidade, 16 de maio.
Fez muito bem o professor António Magalhães na sua crónica neste jornal na semana passada em explicar a não oportunidade de tal ideia. Estamos de acordo em pleno.
A 2ª feira de La-Salette é dia tradicional de merendas na festa. Hoje este hábito tem estado em desuso, sendo já poucos os que vão á festa de farnel. Os hábitos de vida e ocupação dos tempos de lazer mudaram muito desde 1970, é um facto. Mas, para se mudar o dia do feriado municipal teria de haver uma razão muito mais forte do que a categorização de uma cidade. O nosso concelho tem apenas uma cidade, mas poderia ou pode vir a ter mais cidades, à semelhança de concelhos vizinhos, e poderia colocar-se o caso de tratamento desigual. 
Mudar para melhor está bem, mas mudar só por mudar estaria muito mal. Quer o Presidente da Câmara, quer o Presidente da Assembleia Municipal deixaram a entender que isto é um não assunto. Portanto não fez nenhum mal a reflexão, mas o assunto está encerrado.
A Câmara está decidida a avançar com a construção de um centro interpretativo Ferreira de Castro no terreno e casa que foram do escritor em Ossela. Concordamos em pleno com a ideia de uma obra que valorize a vida e a obra do escritor. Mas tem havido grande contestação à forma como será feito, porque a obra a ser construída não respeita o testamento deixado pelo escritor. A biblioteca em frente à casa e que foi doada está em más condições de conservação e não reúne condições para albergar um espólio de forma elevada e digna. Mas, porque não pensar num terreno alternativo para uma obra de raiz? A freguesia de Ossela é extensa e poderia ficar a ganhar muito mais.  
 * Presidente da Comissão Política Concelhia do CDS-PP

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
PETIÇÃO - LIGAÇÃO FERROVIÁRIA DIRETA AO PORTO
31/01/2023
Trabalhar Para Mudar
31/01/2023
Politicamente (in)correto
31/01/2023
Pensar o Futuro
31/01/2023
Contraditório
31/01/2023
Visão de futuro
31/01/2023
Ainda os 100 anos do Correio de Azeméis
31/01/2023
As Pessoas. Certas.
31/01/2023