Comendador António Rodrigues com distinção máxima da Univ. de Aveiro

Destaques Concelho

MARTINHO OLIVEIRA, professor, diretor da ESAN e padrinho da cerimónia

A cerimónia onde o comendador António da Silva Rodrigues foi distinguido com o título honorífico Doutoramento Honoris Causa, pela Universidade de Aveiro, decorreu no passado dia 21 de dezembro, no Auditório Renato Araújo nas instalações da universidade. A instituição aveirense justifica a distinção pelos “notáveis percursos de António da Silva Rodrigues, um dos maiores industriais portugueses”.

Numa cerimónia, onde foram também comemorados os 49 anos da Universidade de Aveiro (UA), estiveram presentes diversas entidades de importância nacional, como de Oliveira de Azeméis. Das mãos do reitor da UA, professor Paulo Jorge Ferreira, o comendador António da Silva Rodrigues recebeu esta distinção que, segundo o mesmo, “nem nos meus melhores sonhos me passou alguma vez pela cabeça receber tamanha distinção desta prestigiada e dinâmica universidade”, proferiu no seu discurso durante a cerimónia.
Começando por contar a sua história, António da Silva Rodrigues, recordou os seus dias em criança, onde “sonhava enquanto regava os campos ainda de madrugada ou enquanto esperava, deitado sobre os sacos de arroz, que os moinhos da minha querida aldeia de Ul fizessem o seu trabalho. Sonhava com um futuro, um futuro melhor”, prosseguiu.
Teve para ser sapateiro antes de se dedicar à indústria dos moldes e criar, em 1959, com o seu avô, a Simoldes Aços, e o resto é história.  Agradeceu a toda a sua família e a todos os que trabalham consigo, referindo que “tenho a sorte de ter os melhores colaboradores do mundo.” Em declarações ao Correio de Azeméis, o comendador António da Silva Rodrigues, agradeceu especialmente ao atual diretor e professor da Escola Superior Aveiro Norte, Martinho Oliveira, que foi o seu padrinho e o responsável pela nomeação da sua pessoa a esta distinção. “Fiquei muito surpreendido por receber uma distinção tão honrosa. Não estava nada à espera. E estou muito grato ao professor Martinho pelo trabalho e empenho enquanto proponente e à Universidade de Aveiro pelo reconhecimento”, disse.
Em conversa com o professor Martinho Oliveira, este confessou, que como padrinho de Doutoramento Honoris Causa do comendador António Rodrigues, “vivi momentos intensos e únicos da minha vida profissional. O agora doutorado António da Silva Rodrigues é uma personalidade única de elevadíssimo mérito e virtudes várias, que eu muito admiro. Senti-me muito honrado e consciente da elevada exigência e da responsabilidade do ato de elogio da pessoa e, no final desta causa, fiquei extremamente feliz, com sentimento de dever cumprido. Aproveito esta oportunidade para agradecer a todos aqueles que me saudaram pelo elogio”, referiu, em declarações ao Correio de Azeméis. 
Acrescentando que é “justíssima e merecida esta distinção académica” pela “figura nacional e internacional, notável empreendedor e industrial de elevado mérito, espírito humanista, pessoa humilde, que sabe assumir as suas responsabilidades e sem soberba…”, que “muito tem feito em prol do desenvolvimento desta região e do país”, finalizou ao Correio de Azeméis.

Outras distinções recebidas por António Rodrigues
Ordem de Mérito Industrial e Grau de Grande Oficial, concedidos pelo Presidente da República; Colar de Mérito da Liga Portuguesa de Bombeiros; Medalha de Ouro da cidade de Oliveira de Azeméis.   

 

A minha vida foi dedicada à construção de que é hoje o Grupo Simoldes”

Ao Correio de Azeméis, o comendador António da Silva Rodrigues, mostrou-se honrado ao receber este prémio e analisou, em breves palavras, o último ano tendo em conta as conjunturas recentes no mundo. “Estamos no final de mais um ano difícil, estes últimos 3 a 4 anos têm sido muito desafiantes e quando achamos que a situação iria melhorar, ao melhorarem as condições covid, fomos confrontados com a invasão da Ucrânia que veio trazer mais um nível de instabilidade ao mundo em geral e ao nosso sector em particular. No momento da vida em que me encontro as metas são condicionadas pelo tempo que me resta. O meu desejo, neste momento, é saúde e paz para todos. O restante a vida resolve”, finalizou ao Correio de Azeméis.

O que é o Doutoramento Honoris Causa?

“É uma forma de reconhecimento académico única, ímpar e específica de uma Universidade e que, não se substituindo, é muito distinta de qualquer outra forma de homenagem. De uma forma mais detalhada, Honoris Causa, em português “por causa de honra”, é um título honorífico, um grau concedido por universidades a pessoas que se destacam em determinada área. Em particular, na Universidade de Aveiro este título destina-se a prestigiar personalidades eminentes, nacionais ou estrangeiras, que pelo seu percurso de vida, científico, académico, político, cultural, cívico ou profissional, se distinguiram em prol do bem comum, tendo contribuído para o prestígio e engrandecimento do País e ou da Humanidade, em geral, e da Universidade de Aveiro, em particular. É também uma forma de atrair a atenção da Sociedade para domínios em que a Universidade de Aveiro tem interesse estratégico.”

MARTINHO OLIVEIRA, professor, diretor da ESAN e padrinho da cerimónia

 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Visão de futuro
6/12/2023
Contraditório
6/12/2023
Pensar o futuro
6/12/2023
Politicamente (in)correto
6/12/2023
Trabalhar para Mudar
6/12/2023
Fábio Pereira a caminho do Marítimo?
6/12/2023
Pró-Outeiro vai celebrar 40 anos com uma Festa de Natal
6/12/2023
USOA celebrou 20 anos
5/12/2023
PUB