Chegou à prova como assistente e terminou como piloto vencedor

Rali Destaques Desporto

Paulo Tsunami substituiu um piloto à última da hora e o resultado não podia ter sido melhor

No regresso do Campeonato de Portugal Trial 4x4 ao concelho de Paredes, depois de dois anos de pandemia, a cidade de Lordelo foi o palco escolhido para receber a primeira prova de 2022. O oliveirense Paulo Tsunami foi 'obrigado' a assumir o volante do Nissan Patrol Gr e acabou a prova no primeiro lugar.

Nos dias 12 e 13 deste mês decorreu a primeira prova campeonato nacional de Trial 4 x 4 que se realizou em Lordelo (Paredes). O oliveirense Paulo Reis (mais conhecido por Tsunami) chegou à competição como preparador e assistente de dois carros, de duas equipas: uma do já conhecido campeão nacional António Silva e Tiago Santos, na categoria Proto, e outra de Armando Sousa e Bruno soares, na categoria extreme. Contudo, um percalço na viagem de  Armando Sousa, que trabalha na Suíça e não conseguiu voltar a tempo da prova, levou Tsunami, que tinha licença desportiva de piloto e era conhecedor do carro que estava a ser acabado de montar por si e pela sua equipa, a arriscar nesta aventura após receber a autorização da Federação para o fazer.

“A experiência correu muito bem, porque acabei por trazer os 25 pontos (1.º lugar) para a equipa”, afirmou Paulo Tsunami, que fez papel de piloto de um carro e de assistente de outro. “A prova em si foi tranquila, mas estive sempre com o olho no outro carro que estava a correr da equipa na classe proto (de António Silva) para ver se era preciso alguma assistência, sendo a pista muito pequena mas também muito trabalhosa e competitiva tanto para o carro como para o navegador e para o piloto”, referiu ainda Paulo Tsunami.

O piloto oliveirense deixa um agradecimento “muito especial” à sua esposa (Joana Assunção), a António Silva (Canelas) o promotor do projeto deste carro, ao dono do carro (Armando Sousa), e a Bruno Soares (navegador), bem como a todos aqueles que ajudaram a equipa. “Um agradecimento também muito especial ao Luís Cardoso e Hugo Duarte, que estiveram sempre ao meu lado de dia e de noite para conseguirmos deixar do carro competitivo e pronto a tempo e, claro, sem esquecer todos os patrocinadores e amigos, pois sem eles isto não era possível”.

No dia 10 de abril, em Oliveira de Frades, Paulo Tsunami regressa às pistas no Campeonato Nacional de Trial 4x4, mas agora apenas como preparador e assistente.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Grupo de Cantares e Romarias de Travanca voltará a atuar no dia 28 de fevereiro
8/02/2023
Carnaval oliveirense terá sete grupos participantes
8/02/2023
Colisão deixou homem de 59 anos ferido
8/02/2023
Idosos evacuados de casa pelos bombeiros
7/02/2023
Derrota no último minuto
6/02/2023
Ossela B volta a ganhar
6/02/2023
Oliveirense meteu a quinta!
6/02/2023
CD Cucujães voltou às vitórias
6/02/2023