27 Oct 2022
Miguel Paiva, presidente do conselho de administração do CHEDV, marcou presença na cerimónia de adesão
Selecionado para projeto nacional
O Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga (CHEDV) está entre as doze unidades hospitalares do SNS selecionadas, pela Direção-Geral da Saúde, para implementação do projeto nacional “STOP Infeção Hospitalar 2.0”. Doze hospitais comprometeram-se, no dia 17 de outubro, a reduzir para metade as infeções hospitalares, ao abrigo de um projeto do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistências a Antimicrobianos que abrange agora 22 unidades hospitalares do país. Tem como objetivo reduzir a incidência de cinco tipos de infeção hospitalar em 50%, no prazo de 3 anos.
A cerimónia de adesão do CHEDV ao programa contou com a presença, entre outros, do Presidente do Conselho de Administração do CHEDV, Miguel Paiva, da Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, do Diretor do PPCIRA, José Artur Paiva, e da Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares.
Para o coordenador do GCL-PPCIRA (Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos)do CHEDV, Luís Pedro Tavares, o projeto “STOP-Infeção Hospitalar 2.0” a iniciar no CHEDV, permitirá consolidar processos de melhoria contínua em áreas já com resultados positivos, e melhorar os resultados da instituição no que respeita a resistências de microrganismos epidemiologicamente sensíveis, infeção urinária associada a cateter vesical, e algumas infeções do local cirúrgico (próteses de anca e joelho e cirurgias do cólon e reto).