Em
Correio de Azeméis

22 Mar 2022

‘Centro de Estudos’ faz queixa no Ministério Público

Ossela Concelho

> CENTRO INTERPRETATIVO FERREIRA DE CASTRO

Depois de ter sido publicado em Diário da Républica o concurso público para a empreitada do Centro Interpretativo, o Centro de Estudos Ferreira de Castro apresentou uma denúncia no Ministério Público por não concordar com a intervenção que a câmara municipal pretende fazer na quinta do escritor oliveirense

Em comunicado, a instituição afirmou que a denúncia surgiu “face da decisão tomada pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e a Junta de Freguesia de Ossela de construção de um edifício em torno da casa onde nasceu Ferreira de Castro”. Segundo o presidente da direção, Carlos Castro, a decisão vai “contra as disposições da doação feita pelo escritor ao município em 1967” e trata-se de um “atentado ao património histórico e cultural da freguesia e do concelho”, assim como um “desrespeito à vontade de Ferreira de Castro e à palavra dada pelo município, que se obrigou a manter a quinta na sua configuração tradicional”. A denúncia já foi apresentada ao Ministério Público, junto do Tribunal Administrativo e Fiscal de Aveiro. Em novembro de 2021 o Centro de Estudos Ferreira de Castro já tinha lançado uma petição pública contra a anunciada construção, que foi já assinada por 689 pessoas.
Questionado pelo Correio de Azeméis, o executivo camarário apenas referiu que a “Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis está interessada, unicamente, em preservar e promover a vida e obra do grande escritor Ferreira de Castro”, pelo que não se pronunciou sobre a posição da família quanto à sua decisão em avançar com a obra. 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Sub-17 da Oliveirense erguem o troféu de campeões
26/02/2024
“As sondagens têm um papel de condicionar o voto”
26/02/2024
CDU quer distribuição de riqueza
26/02/2024
Carlos Fonseca, o ‘pai’ do teatro oliveirense
26/02/2024
Biografia de Ferreira de Castro apresentada
26/02/2024
UNIR continua em falha
26/02/2024
Lulucabit, um talento oliveirense
26/02/2024
GM Macinhatense irá celebrar 89 anos
26/02/2024
PUB