As festas debatidas em painel da Azeméis TV/FM

Concelho

Reunidos para antever as festas de La Salette

A Azeméis TV/FM reuniu dirigentes de diferentes quadrantes do concelho, a fim de esclarecer diversos tópicos. Conversamos com o presidente da associação de festas, Manuel Peixoto; o vice-presidente da câmara municipal, Rui Luzes Cabral; o presidente da União de Freguesias, Manuel Alberto Pereira; o vice-presidente dos bombeiros voluntários, Nélson Castro; e com o presidente da associação comercial, Manuel Tavares.

Direito ao contraditório
Manuel Peixoto faz um saldo positivo do peditório, mas admite almejar algo mais. Quanto à iluminação, o presidente da associação de festas sublinha a concretização de “um sonho”. Face às sugestões partilhadas pelas bandas de música de Santiago de Riba-Ul e de Carregosa para o palco do lago e no coreto, Manuel Peixoto lembra a dificuldade em executar tais empreitadas. Por fim, o presidente da associação de festas assegura que o comércio local pode beneficiar mais da semana. Contudo, frisa o limite do parque e a necessidade de respeitar o perímetro solicitado pelos bombeiros, a fim de garantir segurança.

O futuro renovado e reforçado
O vice-presidente da câmara, Rui Luzes Cabral, salienta a caraterística evolutiva das festividades, de modo a promover o conforto dos presentes. Por isso, o dirigente aprova a substituição de feirantes de roupa por coletividades oliveirenses. Ademais, Rui Luzes Cabral revela o plano camarário para apoiar as mais de 200 associações do concelho: “queremos tornar equitativo o apoio, (...) aumentar o valor por cada atleta e na formação musical. Preparamos um regulamento, que vai ser público no princípio de 2023, para apoiar na requalificação de sedes e organização de eventos diferenciados”. Questionado sobre o futuro da arte vidreira, o “vice” da câmara admite o “medo”, inerente ao humano, relativamente à incapacidade das “próximas gerações não serem capazes de dar continuidade” aos projetos do passado. 

O parque e o património enquanto postais educativos
Na senda do progresso ambiental, o presidente da União de Freguesias, Manuel Alberto, descreve o lugar como “agradável”, enriquecido por “um conjunto exemplar de árvores”, como as milenares sequoias. Além disso, entre outras espécies “mundiais”, reitera a atratividade do parque durante qualquer estação e para todas as faixas etárias. Quanto à amostra fotográfica promovida pela ACREV na biblioteca municipal, Manuel Alberto saúda a iniciativa, pois, salienta, atrai visitantes para a cidade e promove o património a desvendar. 

Corporação organizada, fanfarra de regresso
Novidades foram partilhadas durante a emissão: a fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis foi reativada e vai marcar presença na Procissão do Triunfo. O anúncio, verbalizado pelo vice-presidente, Nélson Castro. Os preparativos para a romaria, revela, são concretizados desde julho, entre acumular interessados, ensaiar e preparar fardas. O fogo-de-artifício noturno é uma certeza. Por fim, Nélson Castro parabeniza Manuel Peixoto pela organização das diversas coletividades no parque: “houve um cuidado especial, as ruas estão livres e as pessoas circulam melhor”.

A essência da festa
Segundo o presidente da ACCOAVC, Manuel Tavares, a pandemia fizeram do parque “um jardim sem flores”, pelo que se anima com o retomar dos moldes habituais. Quanto à venda ilegal de velas antes da primeira procissão, Manuel Tavares garante não contactar as autoridades até à receção de alguma denúncia. Ainda assim, sublinha, tal transação continua a decorrer. No final da conversa, Rui Cabral lembra a essência das festas,  “a religiosidade do povo”. Para além disso, enaltece o esforço de Manuel Peixoto: “não é fácil organizar as maiores festas do concelho, (...) são vários meses a trabalhar quase todos os dias para que sejam um grande sucesso. Ele vive a cidade como poucos oliveirenses, é por ele que temos estas festas”.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Grupo de Cantares e Romarias de Travanca voltará a atuar no dia 28 de fevereiro
8/02/2023
Carnaval oliveirense terá sete grupos participantes
8/02/2023
Colisão deixou homem de 59 anos ferido
8/02/2023
Idosos evacuados de casa pelos bombeiros
7/02/2023
Derrota no último minuto
6/02/2023
Ossela B volta a ganhar
6/02/2023
Oliveirense meteu a quinta!
6/02/2023
CD Cucujães voltou às vitórias
6/02/2023