Em
Correio de Azeméis

10 Oct 2022

AEC

PCP

Vítor Januário *

As AEC (atividades de enriquecimento curricular) poderiam até ser uma oportunidade de relação da escola com o meio por via das aprendizagens e competências que nesta se obtêm ou desenvolvem e potenciam. Contudo, este propósito fica muitas vezes impedido pelo confinamento das crianças ao recinto escolar, mesmo após o conclusão diária das tarefas de aula. Esta persistência numa ideia de “escola a tempo inteiro” submete os mais novos a horários que rivalizam com os de muitos adultos.

Embora a frequência das AEC seja facultativa, a falta de vontade política do poder executivo e do legislativo impossibilita alterações laborais que permitiriam tempo para os  pais acompanharem os filhos e, deste modo, também as famílias  desfrutarem de uma pequena parte do dia destinada a interação de lazer. 
É verdade que muitos encarregados de educação necessitam de contributo para orientação dos(as seus(suas) educandos(as) no estudo (fora do âmbito desta oferta) , mas precisam também as famílias que os filhos possam usufruir, como direito democrático, de atividades que se desenvolvam nas localidades onde residem. Torna-se, então, indispensável que o poder autárquico se obrigue ao esforço de respostas sociais que contribuam para a superação destas dificuldades, tanto  através de contactos promotores da conciliação da vida laboral com a familiar quanto por via da comunicação com coletividades/ associações desportivas, recreativas e culturais . 
Para um crescimento com igualdade de oportunidades, o tempo e o espaço de atividades lúdicas acessíveis a todas as crianças exigem comprometimento dos decisores adultos.
* Candidato CDU

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Sub-17 da Oliveirense erguem o troféu de campeões
26/02/2024
“As sondagens têm um papel de condicionar o voto”
26/02/2024
CDU quer distribuição de riqueza
26/02/2024
Carlos Fonseca, o ‘pai’ do teatro oliveirense
26/02/2024
Biografia de Ferreira de Castro apresentada
26/02/2024
UNIR continua em falha
26/02/2024
Lulucabit, um talento oliveirense
26/02/2024
GM Macinhatense irá celebrar 89 anos
26/02/2024
PUB