A Quem Serve a Comunicação Social? II

PCP

Óscar Oliveira *

Como têm razão os que censuram, e cada vez mais, criando a mentira e a desinformação entre informação e opinião, entre jornalistas e comentadores! É esta a nova forma do novo jornalismo que chega à maioria das pessoas através dos ecrãs. Fica-se muitas vezes com dificuldade em perceber se quem fala está na qualidade de jornalista que dá a notÍcia ou de comentador que dá a sua opinião. Esta confusão deliberada viola uma das regras mais elementares da CS, consagrada na nossa Constituição da República Portuguesa.

Os lamentos do cidadão comum têm efetivamente razão, ficando-se com a sensação de que o espaço mediático se assemelha cada vez mais a um circo, entre o trágico e o cómico.
Quando vemos entrar pelo televisor, pela rádio e imprensa de difusão nacional figuras que há décadas são presença regular e cativa, percebemos as razões de queixa sobre o enviesamento da CS. Será bom não esquecermos (por vezes, há memória curta ou não interessa refletir) o amplo espaço que lhes foi e continua a ser dado para as mais diversas mentiras e fantasias. De facto, sabe-se perfeitamente que o que divulgam são muitas vezes falsidades que consistem em pura propaganda para enganar os Portugueses, direcionando as suas posições para o pensamento único. Pretendem com isto a mistificação e falsificação de muitas opiniões de democratas, incluindo dirigentes do PCP.

Será bom que tenhamos consciência de que quem domina o espaço mediático que é propriedade dos senhores do grande capital representa diferentes áreas políticas, mas sempre, lamentavelmente, com exclusão do PCP.

É a Comunicação Social no seu mais “belo esplendor” .

Uma Comunicação Social pluralista, democrática e responsável é essencial num Regime de Liberdade.

* Membro da  Comissão Concelhia do PCP

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Hóquei Feminino: Escola Livre empata com CA Feira
19/02/2024
Oliveirense pedalou na Volta ao Algarve
19/02/2024
Incêndio deflagrou em sapataria centenária no centro da cidade
19/02/2024
Programa Avançar
19/02/2024
O pavoroso Ciclone de 15 de Fevereiro de 1941
19/02/2024
Museu da Linha do Vouga é uma possibilidade
19/02/2024
BE apresentou medidas para Linha do Vouga
19/02/2024
Patinagem do CDC é vice-campeã do Torneio Abertura Rollart
19/02/2024
PUB