27 Oct 2022
Próximo ‘À conversa com...’ será em novembro com o desportista André Villas-Boas
“Conversou sobre arte, cultura popular e Júlio Pinto
A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro recebeu na quinta-feira nova sessão promovida pelo Rotary Clube de Oliveira de Azeméis.
Nuno Saraiva, autor de livros como “Tudo Isto É Fado” e “Diário de Uma Quarentena em Risco”, identifica no próprio traço artístico “oscilações e momentos de revolta”. Por isso, o cartoonista revela inserir “mensagens escondidas”, a fim de fomentar a “crítica social e política”. Nuno Saraiva conviveu e trabalhou, durante a década de 1990, com o jornalista e ativista oliveirense Júlio Pinto. Desses anos, o ilustrador recorda a importância de Júlio Pinto para a formação enquanto “sonhador e resistente”. O presidente do Rotary Clube de Oliveira de Azeméis, Jorge Melo Pereira, associa a “honra em receber Nuno Saraiva” à oportunidade de enriquecer a cultura do concelho. Em novembro o ‘À Conversa Com…’ vai ser protagonizado pelo desportista André Villas-Boas. Em dezembro é a vez do piloto Tiago Monteiro, e 2023 abre com Pedro Abrunhosa.
“O Júlio Pinto [jornalista, natural de Oliveira de Azeméis] teve uma importância enorme porque me formou enquanto sonhador e resistente. Hoje sinto-me um filho de Júlio Pinto, um oliveirense”.
Nuno Saraiva, Ilustrador e cartoonista
“Muitas pessoas desconhecem quem é o Júlio Pinto, e nós temos obrigação de dar a conhecer os ilustres oliveirenses.”
Jorge Melo Pereira, presidente do Rotary Clube