115 anos da Farmácia Bessa

Empresas e Empresários

Ermezinda Simões considera que não é só a farmácia que está de parabéns, mas também toda a sua equipa que “lutam todos os dias pela farmácia”

Presidente da junta Simão Godinho entregou medalha da Vila de Cucujães no dia das celebrações

A emblemática Farmácia Bessa, em Cucujães, festejou, no passado dia 27 de outubro, os seus 115 anos de história. Completos a 06 de março, a festa teve de ser adiada devido à pandemia da Covid-19, juntando agora todos os colaboradores e comunidade que por ali passou naquele dia, que tiveram a oportunidade de comer um pouco do bolo de aniversário.

Proprietária Ermezinda Simões e o atual funcionário mais antigo da casa, Paulo Santos, técnico da farmácia há 36 anos, fazem o corte do bolo de aniversário comemorado no dia 06 de março

 

Ermezinda Sara Simões, atual proprietária da farmácia, em declarações à Azeméis TV/FM, recorda com estima o fundador da instituição, João Pinto Bessa, antigo farmacêutico, que colocou mão à obra em 1907. “Foi muito dedicado e estimado por toda a população de Cucujães, e eu achava que não podíamos deixar de comemorar esta data. E aqui já estão três gerações em causa e penso que isso seja muito motivante para pessoas que por vezes querem desistir, mas a mensagem que deixo é que tenham esperança e pensem sempre que vai resultar”, começou por mencionar a proprietária à Azeméis TV/FM.
A proprietária da farmácia centenária confessou ainda ter privado com o fundador, altura em que a sua mãe passou a ser sócia da farmácia em 1965, e que fez questão que o mesmo “continuasse ao lado dela na farmácia, porque era aquilo que ele amava, e a minha mãe convidava-o sempre”, apontou. 
Não esquecendo aqueles que todos os dias trabalham em prol da continuidade do sucesso da farmácia, Ermezinda Simões classifica a sua equipa como “excelente e muito amigos da comunidade”, onde “lutam todos os dias pela farmácia”. Tendo sido o maior desafio a altura da Covid-19 “com tempos muito difíceis, onde chegamos a ser a única farmácia a fazer testes, a equipa trabalhou mesmo muito e estou grata por tudo isso”, prosseguiu em declarações à Azeméis TV/FM.
Em relação ao futuro a mesma tem a esperança que “a pessoa que pegue nesta farmácia tenha tanto carinho como nós temos e goste da população como nós gostamos. Não consigo adivinhar o futuro, mas até se algum dos funcionários quisesse ficar à frente dos destinos da farmácia era ótimo”, concluiu.
Presente também esteve Simão Godinho, presidente da Junta de Freguesia de Cucujães, que entregou uma medalha da Vila de Cucujães e uma lembrança dos 95 anos de passagem de Cucujães a vila.
Em declarações à Azeméis TV/FM, o presidente cucujanense teve a oportunidade de dar os parabéns ao trabalho de todos os presentes. “É uma farmácia mais do que centenária, felizmente ainda conheci o seu fundador, atualmente o estabelecimento está nas mãos de uma grande senhora, e que tem feito progressos e temos sentido isso através do feedback da população de Cucujães”, referiu.
Ao fim, houve o habitual cantar dos parabéns, com o corte do bolo a ser perpetuado pela proprietária Ermezinda Simões e o atual funcionário mais antigo da casa, Paulo Santos, técnico de farmácia e há 36 anos a colaborar com a centenária Farmácia Bessa.

“É com muito orgulho celebrar os 115 anos desta farmácia e salientar que é uma das instituições mais antigas de Cucujães. Isso diz muito desta farmácia, onde seguramente é uma das farmácias onde as pessoas têm mais confiança, conforto e sabem sempre que existe aqui um lugar seguro.”
Salomé Pinho, diretora técnica da farmácia e funcionária há cerca de 30 anos

 

 

“É um orgulho fazer parte desta farmácia e da família Farmácia Bessa, estamos muito envolvidos com a comunidade, tentamos fazer todos os dias o melhor pela saúde dos nossos utentes.”
Carla Costa, farmacêutica e funcionária há 11 anos

 

 

“Tenho muito a agradecer a todos, gosto muito do meu trabalho, estou satisfeita. Somos uma equipa que tentamos fazer o melhor por todos e para todos os utentes, tentamos ser os mais acolhedores e acessíveis para todos se sentirem confortáveis.”
Margarida Godinho, funcionária de limpeza há 16 anos

 

 

“Somos uma equipa bastante dinâmica e sempre pronta para fazer mais e melhor para a comunidade, fazemos sempre coisas inovadoras e mostrar que estamos disponíveis e oferecer o que há de melhor. Estamos sempre unidos para trabalhar para a comunidade de Cucujães”
João Rosa, farmacêutico e funcionário há quatro anos

 

 

“É com muito orgulho que estou aqui há 36 anos a representar esta casa, que é uma excelente farmácia, estamos aqui para ajudar todas as pessoas e com muito gosto. A felicidade hoje é imensa, estamos numa casa com vários colaboradores, com uma excelente pessoa como a nossa patroa e é muito bom. Não é todos os dias que se celebram 115 anos.”
Paulo Santos, técnico de farmácia e o funcionário mais antigo

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Mercado à Moda Antiga “com mais de 100 inscrições”
2/02/2023
Ainda sem garantias Polícia Municipal pode chegar em 2024
2/02/2023
Colisão entre carro e bicicleta deixou uma mulher ferida
2/02/2023
É oficial. Oliveirense apresentou Kazu Miura
1/02/2023
PETIÇÃO - LIGAÇÃO FERROVIÁRIA DIRETA AO PORTO
31/01/2023
Trabalhar Para Mudar
31/01/2023
Politicamente (in)correto
31/01/2023
Pensar o Futuro
31/01/2023