Os pedidos de ajuda, feitos pela presidente da Junta de Freguesia de Macieira de Sarnes, Florbela Silva, têm obtido resposta e, desta vez, foram os militares do destacamento da GNR de Oliveira de Azeméis que tomaram a iniciativa de se reunirem para doar bens alimentares a famílias carenciadas da freguesia. A autarca recorreu à sua página pessoal de Facebook para agradecer o gesto dos militares.

Ana Soares

“Hoje fui alegremente surpreendida”, começou por escrever a presidente da Junta de Freguesia de Macieira de Sarnes, Florbela Silva, referindo-se ao dia da passada sexta-feira. “Alguns militares, após terem conhecimento do apelo efetuado ontem para recolha de alimentos, deslocaram-se esta manhã à freguesia de Macieira de Sarnes com as suas ofertas alimentares”, comunicou, ao classificar a atitude da GNR como uma “ação de enorme humanismo, coração e solidariedade”.
Contactado pelo Correio de Azeméis, o comandante de Destacamento Territorial de Oliveira de Azeméis, Telmo Gomes, informou que a iniciativa “partiu do contacto informal entre a presidente de Junta e alguns militares da escola segura” para um pedido de ajuda, que mereceu uma coordenação dentro da instituição. “Falou-se com os militares e, dos interessados, reuniu-se esta secção, que é também a que está mais vocacionada para a ação social e que levou a cabo a entrega dos produtos”, explicou.
“Como a iniciativa era despoletada pela presidente da Junta, esta identificou-nos as famílias em situação precária e então foi dado o apoio a cerca de cinco famílias”, esclareceu. Os militares procederam à oferta monetariamente, permitindo a aquisição e atribuição de um “cabaz homogéneo para cada família”. O capitão Telmo Gomes adiantou, ainda, que têm intenção de apoiar “esta freguesia e outras”, seja através de parcerias com instituições, seja por iniciativa própria.